quarta-feira, 19 de abril de 2017

América-MG: pré-jogo Cruzeiro x América

Pré-jogo: Cruzeiro x América.

ausente: Ernandes
dúvidas: Felipe Amorim e preparo físico do Ruy.

O favoritismo continua do adversário. Tem mais jogadores qualificados, experientes mais opções de titularidade e peças de reposição do mesmo nível dos titulares.

Enderson Moreira terá duas dificuldades iniciais:
- Encontrar o substituto do Ernandes na lateral-esquerda.
- Manter ou trocar Felipe Amorim, caso seja liberado pelo DM, e Hugo.

No primeiro jogo da semifinal, os defeitos defensivos dos laterais foram minimizados com Auro e Ernandes, mas a baixa produtividade ofensiva dos laterais e jogadores de frente continuou. Alex Silva foi dos que falharam coletivamente na marcação dos adversários no gol sofrido. Sem Ernandes, as opções devem ser o próprio Alex pelo lado esquerdo, Pará e até o recuo do Magrão, que nessa posição não jogou bem contra o Democrata-GV.

Talvez a melhor escolha seja o Alex pelo lado esquerdo.
Se Renato Justi fosse mais ágil também poderia ser opção.
Se Roger tivesse jogado mais vezes também poderia ser opção.

Embora a força ofensiva tenha aumentado no primeiro jogo contra o Cruzeiro, com quatro oportunidades para fazer gols (Renan Oliveira, Blanco, Blanco e Mike) Felipe Amorim e Hugo foram os pontos negativos. A escalação de um deles ou dos dois precisa ser reavaliada, mas é complicado fazer escolhas para um jogo de semifinal.

Juninho, Blanco, Renan Oliveira e Magrão são nomes praticamente confirmados.

Christian, que não deveria ter perdido a titularidade, pode ser uma das alternativas. Além de participar da marcação, também faz assistências e finalizações.

Questão antes do jogo:

Só a vitória interessa ao América. Entre Christian e Mike, um volante e um atacante, quem o Enderson Moreira deveria escalar?

Matheusinho, Mike, Pilar, Rubens e Ruy são outras opções.

Quase repetição do time:

João Ricardo;
Auro, Messias, Rafael Lima, Alex Silva
Juninho, Blanco;
Felipe Amorim, Renan Oliveira, Magrão;
Hugo

Optaria pela mudança:
Juninho,
Christian, Blanco, Renan Oliveira, Magrão;
Hugo
variando para
Juninho, Blanco, Christian;
Renan Oliveira, Hugo e Magrão
ou
Juninho,
Christian, Blanco, Ruy, Magrão;
Renan Oliveira

A opção pelo Hugo é porque tem mais experiência que Rubens e Pilar. A responsabilidade de decidir é do mais experiente. Se fosse um jogo da primeira fase, escolheria Rubens, depois Pilar.
Apesar de Renan Oliveira ter condições se ser o chamado falso 9.

Ainda:
Juninho, Blanco, Christian;
Matheusinho, Renan Oliveira, Magrão.

O mesmo em relação ao Matheusinho. Num jogo da primeira fase, optaria por ele. Numa decisão, para quem está com mais ritmo de jogo. Vale também para Zé Ricardo, Renato Bruno, Roger e outros pratas da casa, que atuaram poucas vezes,

Enfim, manter a consistência defensiva, aumentar o dinamismo, velocidade e competitividade do meio-campo para frente. Sem 11 titulares altamente qualificados, o esforço coletivo e solidário do time americano superar a qualidade técnica do adversário.