domingo, 28 de fevereiro de 2016

América-MG: Prevenção mais ousadia

O América deve começar o clássico de modo preventivo, mas sem necessidade de ficar recuado. Atuar posicionado atrás da linha do meio-campo para explorar os contra-ataques e jogar por uma bola poderá funcionar, porém é arriscado, porque, além de ceder espaços para o Cruzeiro, vai depender das características dos jogadores para contra-atacar. Valorizar a posse de bola e adiantar a marcação poderão ser opções eficientes a fim de neutralizar a proposta ofensiva do adversário. Jonas, que nos jogos anteriores fez poucos cruzamentos da linha de fundo, precisa priorizar o combate ao Alisson. Claudinei é mais eficiente nos desarmes. Leandro Guerreiro tem boa saída de bola, e Pablo mobilidade para defender a atacar. Tony, flutuando, e Osman, agudo pela esquerda, poderão ser decisivos. Rafael Bastos carece demonstrar que é jogador padrão Série A.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

América-MG: Rafael Bastos

Rafael Bastos deveria ser a principal referência da equipe americana, mas o experiente jogador de 31 anos está com rendimento abaixo do desejado, sem poder de decisão e repertório limitado. Nos jogos disputados, fez poucas assistências e finalizações e não marcou nenhum gol. Talvez prejudicado pelo distanciamento de Tony e Osman, abertos pelas pontas, e o afastamento de Bruno Sávio isolado no ataque. Tony, quando jogou sem posição fixa, e Osman, na função de atacante agudo, aumentaram a força ofensiva. Tiago Luis, durante o pouco tempo em que atuou, demonstrou bastante objetividade na rapidez da definição das jogadas: recebeu, dominou e finalizou. Xavier também poderia ter sido utilizado na meia esquerda, aberto pelo extremo, com Tony centralizado ou numa distribuição tática mais equilibrada, com dois meias e dois atacantes bem avançados. 

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

América-MG: Bruno Sávio Sub-23

Embora seja criticado por alguns e elogiado por outros, Bruno Sávio está dentro do processo normal de oscilação do sub-23. De acordo com Milagres e Micale, especialistas na formação de jogadores, só os considerados fora de série ficam prontos antes dos 23 anos. O trabalho de aprimoramento deve continuar no profissional durante o período de transição. A partir dos 24 anos, a tendência é maximizar acertos e minimizar erros. Bruno Sávio está com 21 anos. Contra a Caldense, foi a única partida que ele jogou mal, e o time teve rendimento satisfatório. Contra o Guarani, ninguém se destacou, e contra o Flamengo, a bola não chegou ao ataque. Nos outros jogos, participou de jogadas ofensivas, fez assistências e marcou gols. Poderá ser mais produtivo na função de atacante pelo lado, com Osman no outro extremo e Victor Rangel ou Tiago Luis centralizado.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

América-MG: Setor defensivo

O time americano ainda busca o ponto de equilíbrio entre defender e atacar com a máxima perfeição, mas para compensar as deficiências defensivas a estrutura tática fica desequilibrada, com o excessivo recuo dos meias abertos pelos extremos para colaborar na marcação. Jonas e Danilo precisam aumentar a eficiência no combate. Talvez, inicialmente, avançar menos contra adversários mais qualificados, porém, de acordo com as circunstâncias da partida, participar das ultrapassagens, triangulações e cruzamentos precisos da linha de fundo. Os dois volantes também devem evitar subir ao mesmo tempo. Pelo menos um deles deve ser o responsável na proteção aos zagueiros e na cobertura aos laterais. Claudinei parece exercer com mais eficiência essa função. Sueliton poderia ser experimentado no lado direito da zaga. Pablo e Bryan são opções de laterais. 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

América-MG: Rodízio na equipe

América, Atlético, Corinthians, Flamengo e a maioria dos clubes brasileiros disputaram três jogos seguidos na última semana. Diego Aguirre, Muricy e Tite optaram pelo rodízio de jogadores a fim de evitar o desgaste provocado pelo excesso de jogos, dar ritmo de jogo para todos da equipe e motivar a disputa por posição. Segundo Tite, escalar o mesmo time seria irresponsabilidade dele, porque, de acordo com médicos e fisiologistas, o risco de lesões é aumentado e nenhum atleta consegue manter o nível de desempenho, que é reduzido em 20%. Givanildo optou por repetir a formação, e as mudanças durante as partidas foram parecidas. Adalberto, recuperado, Artur, Claudinei, Ernandes, Maranhão, Romário, Victor Rangel e Tiago Luis precisam justificar as respectivas contratações. E ainda Bryan, Danylinho, Dopô, Makton, Matheusinho, Roger e Xavier.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

América-MG: Quarteto deve ser ofensivo.

Apesar da vitória de 3 a 1 sobre a Caldense, o excesso de prevenção defensiva limitou a potencialidade do quarteto, que deveria ter sido bastante ofensivo, ainda mais contra um adversário menos qualificado. Tony e Osman repetiram o posicionamento utilizado contra Guarani e Flamengo. Jogaram recuados, fixos pelos lados e quase na mesma linha dos volantes. Em cada lateral, dois jogadores foram utilizados para exercer a função de um. Osman marcou mais que Jonas, que pouco desarmou e não atacou. Danilo e Tony dividiram a função da marcação e o apoio pela beirada. Rafael Bastos, distante de Tony e de Osman, fez duas assistências, mas depois sumiu do jogo. Bruno Sávio, isolado pelo centro, errou o complemento das jogadas. Tony, Rafael, Sávio e Osman serão mais produtivos se jogarem avançados, próximos um do outro e sem posição fixa. 

domingo, 21 de fevereiro de 2016

América-MG: Futebol Feminino


A melhor apresentação do América no Brasileiro feminino foi contra o Rio Preto, campeão da competição em 2015. O time americano jogou de igual para igual, foi atacado, mas também teve proposta ofensiva. Bruna Rebelde, Guedes e Nathália qualificaram o meio de campo, com Ana (sobrinha do ex-jogador Estevam), Modelo e Tábata mais avançadas. Modelo abriu o placar em uma bonita cobrança de falta. Outras oportunidades foram criadas, inclusive, um pênalti desperdiçado no início do segundo tempo. Rubi também defendeu uma penalidade máxima. O gol de empate foi sofrido nos acréscimos dados pela arbitragem, que foi bastante confusa e deixou de expulsar uma jogadora adversária por agressão. Dos quatro Campeonatos Brasileiros femininos, o América disputou dois. O próximo desafio é conquistar o Mineiro. Vencer e convencer, a fim de aumentar o público. 

sábado, 20 de fevereiro de 2016

América-MG: Variações contra a Caldense

No Mineiro e na Primeira Liga, o desempenho do América, nos comentários dos americanos, sempre é projetado para a Série A. Contra a Caldense é uma boa oportunidade para experimentar variações táticas, mudanças entre os titulares e testar a máxima de que times ganham jogos, e equipes, campeonatos. Pablo e Bryan poderiam ser os laterais, com intensidade para defender, atacar e acertar os cruzamentos da linha de fundo. Sueliton e Artur ou Roger seriam os zagueiros, Claudinei, o volante marcador, e Leandro Guerreiro, o qualificador da saída de bola. Tony seria o distribuidor das jogadas, e Tiago Luis jogaria quase de terceiro atacante. Bruno Sávio e Osman, avançados e sem posição fixa, formariam a dupla de ataque. Há ainda as opções de Ernandes, Matheusinho, de acordo com o resultado favorável; Victor Rangel e Xavier. Espetinho do Markim, às 14h.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

América-MG: Flamengo 1 x 0

Embora tenha criado a primeira oportunidade de gol, através de Osman, o América respeitou demais o Flamengo. Para compensar as preocupantes deficiências defensivas, jogou excessivamente recuado. Mas, depois dos primeiros 15 minutos, poderia ter jogado com mais ousadia, atitude vencedora e postura ofensiva. Tony e Osman, praticamente na posição de lateral, defenderam mais que atacaram. Ainda assim, Jonas e Danilo foram ineficientes na marcação. Rafael Bastos, isolado no meio campo, repetiu a improdutividade ofensiva dos jogos anteriores. Tiago Luis voltou a ser mais finalizador do que Rafael Bastos. Bruno Sávio deveria ter formado dupla de ataque com Osman, em vez de ser o centroavante referência, numa partida em que o adversário teve mais posse de bola. Tony, mais avançado, provavelmente aumentaria o volume de jogo do time americano. 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

América-MG: Falhas defensivas

Apesar dos erros de finalização contra o Villa Nova, as falhas defensivas são mais preocupantes. A defesa foi envolvida nos poucos lances de ataque do adversário. Alison e Sueliton ficaram indecisos no combate. Sueliton continua passando a impressão que está mal posicionado, no lado esquerdo da zaga. Leandro Guerreiro e Pablo desarmam pouco, avançam ao mesmo tempo e deixam espaços entre volantes e zagueiros. A marcação precisa ser reforçada contra o Flamengo, que teoricamente é bastante qualificado. Embora Jonas seja muito participativo na transição pela lateral, necessita ser mais eficiente nos cruzamentos. Bryan provavelmente deve ser o titular. Rafael Bastos carece acompanhar a movimentação do Tony. Seria uma boa oportunidade para reutilizar o 3-5-2, caso tivesse sido treinado. No feminino, América e Rio Preto, às 17h, no Baleião. 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

América-MG: Vitória sobre o Villa Nova

Marcar gols decisivos é a principal função do artilheiro. Bruno Sávio e Osman se destacaram por terem marcado os gols da vitória americana sobre o Villa Nova. Aliás, nos três jogos vencidos pelo Coelhão, dois gols foram de Bruno Sávio e três de Osman. A dupla de atacantes só não funcionou contra o Guarani, numa partida em que o melhor do time foi João Ricardo. Tony também foi bastante produtivo nas três vitórias americanas. Contra o Villa, participou dos dois gols feitos, deu assistências e chutou de pé esquerdo uma finalização de longa distância no travessão. Rafael Bastos, novamente, deixou a desejar. Está longe de ser um meia criativo, com poder ofensivo, finalizador e goleador. Tiago Luis, em pouco tempo de jogo, foi mais participativo ofensivamente. A terceira mudança deveria ter sido Romário ou Xavier no lugar de Rafael Bastos. 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

América-MG: Possibilidades de mudanças

Existem opções para serem experimentadas no Mineiro e na Primeira Liga. Variações entre os titulares, mudanças de posicionamento tático e aprimoramento dos sub-23 deveriam ser metas de desempenho nessas competições. Pablo poderia ser utilizado na lateral direita durante alguns jogos. Suelinton deveria jogar pelo lado direito da zaga. Bryan e Danilo Carvalho revezariam a posição de lateral-esquerdo. Seria bastante proveitoso, Makton, pelo menos, treinar ao lado de Leandro Guerreiro, e ser escalado em algumas partidas. Ainda o aproveitamento de Ernandes para demonstrar se tem condições de disputar a titularidade. Xavier é opção de meia esquerda. Tiago Luis, devido à característica de dominar e chutar, poderá ser mais eficiente na função de atacante definidor. Matheusinho é alternativa de articulador, e Romário, de centroavante referência. 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

América-MG: Brasileiro Feminino | Corinthians-SP

América e Corinthians disputam mais um confronto entre os chamados clubes de camisa participantes do Brasileiro feminino, às 18h, em Osasco, com previsão de transmissão da TV Brasil e do SporTV. Vasco, outro tradicional clube do futebol masculino, foi eliminado nesse grupo, liderado pelo Rio Preto, atual campeão brasileiro. O time americano não apresentou bom desempenho nos dois primeiros jogos. Bastante modificado em relação a 2015, com pouco tempo de treinamento e sem entrosamento ideal, a determinação das americanas foi fundamental na vitória sobre as vascaínas. A diretoria americana deveria ser mais participativa, administrativamente e no suporte. Lu Castro, jornalista do blog Futebol para Meninas, elogiou o trabalho realizado no Santos, mas criticou a falta de investimento no feminino por parte do América e de outros clubes do Profut.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

América-MG: Xavier

Embora improvisado de ala, Xavier foi superimportante na campanha do América no Brasileirão de 2015. Ele, Leandro Guerreiro, Tony e Toscano valorizaram a posse de bola por meio da troca de passes qualificados. Em 2016, com a reutilização do 4-2-3-1, sistema que não se encaixou no ano passado, Xavier deveria ter sido a primeira opção para compor a linha de três meias. Poderia formar dupla com Bryan ou Danilo Carvalho, pelo lado esquerdo. Em uma distribuição mais equilibrada, exerceria a função de meia-esquerda, ao lado de outro articulador, com dois atacantes avançados. Rafael Bastos e Tony seriam opções de meia; Bruno Sávio e Osman, os jogadores do ataque. Toninho Rodrigues e outros americanos de Divinópolis ficaram insatisfeitos com a não escalação do Xavier contra o Guarani. O aproveitamento do jogador aumentaria a torcida favorável.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

América-MG: Matheusinho

Matheusinho é tão diferenciado que aos 17 anos comandou o sub-20 nos jogos disputados em 2015. Neste ano, foi um dos destaques da Copa São Paulo. Elogiado pela qualidade técnica, com rapidez e acerto na tomada de decisão, e habilidade nos dribles, passes curtos, longos e nas finalizações. Embora tenha sido promovido ao profissional no ano passado, ainda não jogou na equipe principal. Relacionado para o confronto contra o Tupi, poderia ter entrado nos minutos finais, porque as condições eram totalmente favoráveis. O América vencia o jogo por 3 a 0, e o promissor prata da casa jogaria sem responsabilidade de ser solução para definir o resultado. Na metodologia de aprimoramento do primeiro passo da transição, antes de completar 20 anos, o promovido deveria entrar em todos os coletivos, pelo menos no time reserva e, às vezes, no titular.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

América-MG: Revezar os titulares

Leandro Guerreiro, o mais experiente e um dos melhores passadores da equipe, deveria jogar em partidas programadas, a fim de evitar o desgaste excessivo provocado por jogos seguidos. Desse modo, quando fosse escalado, estaria mais descansado fisicamente para atuar os 90 minutos, e também evitaria queimar uma substituição em todo jogo. Outra opção seria exercer a função de líbero, no 3-5-2. Claudinei e Pablo são alternativas de revezamento e para formar dupla de volantes. Claudinei é eficiente no desarme, e Pablo combate mais que desarma, mas os dois precisam acertar mais passes. Ernandes necessita justificar a contratação. Para compor o grupo, há opções da base. Na zaga, Suelinton parece ser mais central que quarto-zagueiro. Artur, Adalberto, Messias, depois da recuperação da cirurgia, e Roger deveriam ter oportunidades nas primeiras competições.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

América-MG: Derrota para o Guarani

Apesar de a torcida americana ter comparecido em Divinópolis, o América praticamente não entrou em campo. Jonas, Alison, Suelinton, Danilo, Leandro Guerreiro e Pablo foram facilmente envolvidos. Talvez fosse melhor Claudinei ter sido escalado entre os titulares. João Ricardo ainda fez defesas salvadoras. Osman jogou mais de lateral do que de atacante agudo. Longe da área, nada produziu. Tony, um dos destaques nos jogos anteriores, ficou fixo pela esquerda e desapareceu do jogo. Rafael Bastos está com desempenho oscilante de sub-23. Jogou bem contra o Figueirense, regular contra o Tupi, e foi péssimo contra o Guarani. Bruno Sávio, segundo atacante com qualidade para dominar a bola de frente e partir em direção ao gol, isolado na função de centroavante, só foi acionado em bolas rifadas. Romário deveria ter sido testado em vez de Maranhão.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

América-MG 1 x 0 Vasco-RJ Brasileiro Feminino

O América, com bastante transpiração, apoio da torcida e eficiência em um lance de bola parada, venceu o Vasco pelo Brasileiro feminino. Na disputa entre os chamados clubes de camisa, as americanas começaram melhor na partida. Fernanda marcou em cobrança de escanteio. Modelo teve chance de ampliar, mas a finalização por cobertura bateu no travessão. Tábata também desperdiçou, quando recebeu livre, porém se precipitou na conclusão. Depois do gol marcado e oportunidades desperdiçadas, o jogo ficou equilibrado na maior parte do primeiro tempo. Na segunda etapa, a correria prevaleceu sobre a técnica, e o confronto se nivelou por baixo, com muita disputa no meio campo e pouca criatividade na organização das jogadas. Triangulações pelos lados, valorização da posse de bola, poder criativo e força ofensiva são necessidades de evolução. 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

América-MG: Guarani, segunda rodada do Mineiro.

O setor defensivo foi pouco exigido contra o Figueirense e Tupi. A jogada mais perigosa foi o chapéu do Rubens completado para fora. Enfrentar o Guarani, em Divinópolis, talvez seja um bom teste para a defesa, principalmente nas bolas altas cruzadas na área. Na parte ofensiva, Jonas e Danilo são opções nas cobranças de escanteios, faltas e chutes de longa distância, mas também precisam explorar as jogadas de linha de fundo. Pablo deve infiltrar pelo centro em vez de avançar pelos lados. O quarteto ofensivo necessita de  movimentação intensiva para sair da marcação, facilitar as tabelas progressivas e aumentar as possibilidades de conclusão. Tony, sem posição fixa, e Bruno Sávio e Osman, adiantados e próximos um do outro, são mais produtivos e eficientes. Rafael Bastos tem habilidade com a bola no pé, porém carece aumentar a intensidade.  

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

América-MG: Brasileiro Feminino

América e Vasco, clubes com camisas de peso no futebol masculino, se enfrentam pelo Brasileiro feminino, às 19h, no Baleião. Jogar na condição de mandante, apoiado pela torcida, é uma vantagem competitiva, mas dentro de campo as americanas precisam fazer prevalecer a maior experiência, valorizar a troca de passes e atuar com proposta ofensiva. Na primeira rodada, contra o Adeco, as Coelhinhas tiveram muita dificuldade na saída de bola, e os poucos lances ofensivos foram jogadas rifadas para Modelo. A utilização de Isa e Ana, em lados opostos, e Modelo ou Thayane, pelo centro, poderá aumentar a agressividade da equipe. Ainda assim, a criação necessita ser mais bem trabalhada. Talvez a escalação de Guedes e Natália, caso tenha continuado, mais as ultrapassagens de Patrícia e Daniela, qualifiquem a transição iniciada por Bruna Rebelde. 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

América-MG 3 x 0 Tupi-MG

Bruno Sávio, pelas assistências, Osman e Tony, pelos gols marcados, foram os destaques individuais na vitória sobre o Tupi. O time americano, com futebol competitivo, eficiente e solidário, dominou o adversário. João Ricardo, Onda Verde privilegiado, assistiu ao jogo dentro de campo. Jonas fez poucos cruzamentos, mas participou do terceiro gol e de lances de bola parada. Alison e Suelinton foram pouco exigidos. Danilo não buscou a linha de fundo. Leandro Guerreiro qualificou a saída de bola. Pablo defendeu, atacou e finalizou. Rafael Bastos jogou mais contra o Figueirense. Bruno Sávio, Osman e Tony aumentaram a produtividade quando jogaram sem posição fixa. Osman, no primeiro tempo, fixo pela direita, rendeu menos que na segunda etapa, quando abriu pela esquerda, mas infiltrou na diagonal. Caravana para Divinópolis, a R$ 30: (31) 98857-5576.