domingo, 31 de janeiro de 2016

América-MG: Campeonato Mineiro

A expectativa contra o Tupi é que a postura ofensiva demonstrada contra o Figueirense seja repetida. O time americano deve fazer a proposta de jogo, a fim de valorizar a posse de bola e evitar o domínio do adversário. Equipe competitiva, apresentações consistentes e vitórias convincentes, gradualmente, vão incentivar o aumento do público na Arena do Coelhão. Pablo é opção de segundo volante para defender e atacar, mas também pode ser escalado na lateral direita ou de meia-atacante, aberto pelo lado. Utilizar dois jogadores, em cada lateral, especialistas em jogar abertos pelas beiradas, estilo Raul e Gilson em 2014, é uma alternativa bastante interessante. Na direita, Danylo, Pablo e Jonas, e, na esquerda, Bryan, Danilo Carvalho e Xavier são opções. Bruno Sávio, com a sequência de jogos, deverá assumir a condição de artilheiro decisivo. 

sábado, 30 de janeiro de 2016

América-MG 1 x 0 Figueirense

A estreia contra o Figueirense foi bastante razoável. No primeiro jogo do ano, o Coelhão conquistou a vitória, sem ter sido incomodado pelo adversário, e mostrou possibilidades e necessidades de evolução. O setor defensivo foi pouco exigido, e João Ricardo não precisou fazer nenhuma defesa salvadora. Jonas poderia ter buscado mais vezes a linha de fundo. Danilo, no primeiro tempo, avançou e finalizou. Faltou um segundo volante mais produtivo e eficiente nas infiltrações ofensivas. Osman também poderia ter sido mais agudo. Rafael Bastos teve visão de jogo com a bola no pé. Tony, fixado pela esquerda, rendeu pouco. Quando jogou sem posição fixa, aumentou a produtividade. Bruno Sávio marcou o gol da vitória, fez assistência para Rafael Bastos e uma finalização, sem força, de pé esquerdo. Os quatro da frente necessitam rodar o posicionamento. 

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

América-MG: Felipe Vizeu

Felipe Vizeu, campeão da Copa São Paulo, artilheiro do Flamengo e eleito o melhor jogador da competição, jogou na base do América, mas saiu sem ter sido liberado pelo clube. Bernardo, Higor, João Victor Bravim e Vinícius também jogaram no Coelhãozinho, porém foram para o Cruzeiro. Bombeta, Capixaba, Gustavo, Filipinho e Tabata saíram para jogar no Atlético. Uns foram liberados, outros forçaram a saída. Os treinadores Fábio Brostel e Lucas Batista foram contratados pelo Cruzeiro. Apesar de muitos talentos para o futebol brasileiro e mundial terem sido revelados nas categorias de base do Coelhão, ainda assim, antes de o Planeta América ficar pronto, existe a necessidade de melhorar as condições de trabalho em Santa Luzia e no Lanna Drumond, inclusive a qualidade do gramado utilizado pelo sub-20 para treinar e disputar jogos oficiais no CT. 

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

América-MG: Estreia contra o Figueirense, Primeira Liga

O América, ainda sem contar com os quatro reforços solicitados pelo Givanildo para disputar a Série A, enfrenta o Figueirense, pela Primeira Liga. A desorganização no futebol brasileiro é tão grande, que talvez o jogo da estreia também seja o último da competição. Ainda assim, oportunidade para os novos contratados demonstrarem, no mínimo, sintomas de produtividade, com possibilidades de evolução física e tática, em curto prazo, a fim de justificarem as respectivas contratações. Provavelmente, o 4-2-3-1 será utilizado, mas para funcionar em termos ofensivos, os quatro jogadores da frente precisam se movimentar com bastante dinamismo, para diminuir a distância entre eles, facilitando a troca de passes, assistências e finalizações. Os laterais, pelas beiradas ou pela diagonal, e um dos volantes, com infiltrações, também necessitam atacar. 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

América-MG: Bruno Sávio

Bruno Sávio é um atacante bastante dinâmico, com capacidade de fazer assistências e marcar gols. O rendimento do jogador vai depender do posicionamento ofensivo. Deve evitar jogar de costas para a defesa e ficar disputando bolas pelo alto com os zagueiros. Precisa jogar mais adiantado, sem posição fixa, para receber a bola de frente, driblar ou trocar passes em direção ao gol. Na base, foi um dos artilheiros do time porque jogou prioritariamente no ataque. No profissional, quando atuou de meia-atacante aberto pelos lados e com a função de recuar para marcar os adversários, rendeu menos do que poderia ter rendido. Poderá formar duplas ou trios ofensivos com os contratados, a fim de dividir a responsabilidade pela marcação dos gols decisivos. O ideal seria jogar ao lado de um goleador acostumado a decidir jogos e conquistar títulos.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

América-MG: Tony e a linha de três.

Tony, depois de Leandro Guerreiro, foi o jogador americano que mais acertou passes na Série B de 2015. Versátil, ocupou diferentes setores durante os jogos. Desarmou pouco, mas participou intensamente do combate. Faltou ser mais agressivo a fim de transformar a valorização da posse de bola em assistências, finalizações e gols marcados. Nesta temporada, deve ser um dos líderes do time dentro de campo, mas na posição de meia-atacante precisa reparar os defeitos do ano passado, a fim de aumentar a produtividade e eficiência ofensivas. Inicialmente, deve dividir a função da articulação com os outros jogadores da linha de três meias-atacantes, Rafael Bastos e Osman, porém, no Brasileirão, foi mais participativo quando jogou sem posição fixa, em vez de ficar aberto pelas laterais. Pablo e Xavier jogam com mais facilidade pelas beiradas. 

domingo, 24 de janeiro de 2016

América-MG: Coelhãozinho na Copa São Paulo

No início do jogo contra o Flamengo, a zaga americana ficou bastante afobada. O América marcou o primeiro gol, mas o adversário teve chance de abrir o placar. Depois do apagão inicial e do gol de empate, a partida ficou equilibrada. No segundo tempo, o time americano estava com mais posse de bola, quando sofreu o segundo gol. Na primeira competição disputada com a formação utilizada, os comandados de Milagres demonstraram disciplina tática e potencial para ser trabalhado no sub-20 e na evolução profissional. Muitos jogadores ainda estão no primeiro ano dos juniores. Jori, que assumiu a titularidade neste ano, e Max, contratado em 2015, foram as revelações. Zé Ricardo comprovou que deveria ter participado do primeiro passo da transição. Matheusinho, destaque da Copa do Brasil e da seleção Sub-17, também se destacou na Copa São Paulo.

sábado, 23 de janeiro de 2016

América-MG: Brasileiro Feminino

Rubi foi o destaque do América contra o Adeco, pelo Brasileiro feminino. O time adversário teve mais volume de jogo e proposta ofensiva. As americanas, com dificuldades na transição, defenderam mais que atacaram. Bruna Rebelde, na marcação, e Isa, na tentativa de puxar os contra-ataques, tiveram lampejos de produtividade. Modelo ficou bastante isolada no ataque, e foi mais acionada em jogadas rifadas do que trabalhadas. Os poucos lances agressivos foram de bola parada, ainda assim sem muito perigo de gol. Embora sejam situações diferentes, com outra formação e contra outros clubes, a equipe de 2015 jogou de igual para igual contra quaisquer adversários, inclusive os jogos contra o Rio Preto, atual campeão do Brasil. No masculino, o tempo da recuperação física de Tiago Luis deveria ser levado em consideração na contratação do jogador. 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

América-MG: Coelhãozinho, Bahia e Flamengo.

Na Copa São Paulo, o América merecia ter vencido o Bahia durante os 90 minutos. Apesar de ter errado muitos passes e finalizações, o Coelhãozinho jogou com atitude vencedora, postura ofensiva, e dominou o adversário na maior parte do tempo. As cobranças de faltas também foram ineficientes. Talvez fosse mais eficaz variar a forma da cobrança e também optar pelo chute direto. Jori, na disputa de pênaltis, Zé Ricardo, Matheusinho e Max novamente mostraram potencialidade. Na semifinal, América e Flamengo se enfrentam, às 21h45, com transmissão do SporTV. Euler, pela direita, e Renan, pela esquerda, precisam ficar mais bem posicionados a fim de fazer a cobertura dos laterais. Matheusinho, Max e Gledson devem ser mais ofensivos. Felipe Vizeu, o artilheiro rubro-negro, jogou nas categorias de base do América, mas saiu sem ter sido liberado. 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

América-MG: Coelhinhas sufragistas

Enquanto no filme “As Sufragistas”, no início do século XX, mulheres lutam pelo direito ao voto e igualdades sociais, no atual futebol feminino grande parte das jogadoras brasileiras ainda busca o fim da discriminação, o reconhecimento da mídia esportiva e da torcida, e a profissionalização. O América, pelo segundo ano consecutivo, vai disputar o Brasileiro feminino. As Coelhinhas enfrentam o Centro Olímpico (Adeco), às 17h, em São Bernardo do Campo, com previsão de transmissão pela internet, por meio da plataforma de conteúdo digital EnterPlay. Rio Preto, atual campeão do Brasil, Corinthians, que fechou parceria com o Audax da artilheira Gaby Nunes, e Vasco completam o grupo. Daniela, Dilene, Erika, Emanuely, Gabrielle, Kamila, Isabela, Jessica, Lorrane, Mariana, Mayara e Rubi são novidades no time. Em casa, os jogos serão no Baleião.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

América-MG: Coelhãozinho Sub-20

O Coelhãozinho, que disputa a Copa São Paulo, é formado por jogadores promovidos do sub-17, remanescentes do sub-20 e juniores contratados em 2015. Diego, Felipinho, Higor, Marcinho, Matheusinho, Victor Emiliano e Renan Santos disputaram a Copa do Brasil sub-17 em 2015. No juvenil, foram treinados para exercer mais de uma função nos jogos e estão no primeiro ano do júnior. Michel está no segundo ano da categoria, mas ficou muito tempo sem jogar no fim de 2015, devido à lesão sofrida no jogo do profissional contra o CRB. Zé Ricardo, volante que joga de uma intermediária a outra, é 96, e deveria participar do primeiro passo da transição antes de completar 20 anos. Gledson e Vitinho, atacantes de lado, e Max, meia-esquerda, foram incorporados ao sub-20 no ano passado. América e Bahia se enfrentam às 17h, com transmissão do SporTV. 

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

América-MG: Reclamação do Givanildo sobre a necessidade de reforçar a equipe.

A reclamação do Givanildo sobre a necessidade de reforçar a equipe, com pelo menos quatro jogadores, para disputar a Série A foi ao encontro dos comentários de muitos americanos. Na entrevista, o treinador afirmou que nem todos os indicados foram contratados, devido aos critérios salariais estabelecidos pela diretoria. Desse modo, ainda faltam atletas qualificados para completar o elenco. Mas as declarações também despertaram antigos questionamentos: minimizar a quantidade para maximizar a qualidade; maior aproveitamento das categorias de base a fim de dar retorno dentro de campo e financeiro; implantação do primeiro passo da transição antes do promovido completar 20 anos e trabalho diferenciado dos sub-23 em processo de formação. Poucas apostas em desconhecidos, pratas da casa e reforços diferenciados formariam um time competitivo.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

América-MG: Coelhãozinho avacoelhando geral

O Coelhãozinho, avacoelhando geral na Copa São Paulo, enfrenta o Palmeiras, às 10h, com transmissão de Rede Vida, SporTV e webradio Datafoot. Poderia ser o duelo entre Richarlison e Gabriel de Jesus, ambos com 18 anos e selecionáveis para a Olimpíada. Mas a ascensão de Richarlison foi tão rápida que em 2015 não disputou a Copinha, foi destaque do profissional na Série B e depois vendido para o Fluminense. Diego, Euler e Taygor estão suspensos. Caso Makton estivesse participando da competição, seria alternativa para a zaga ou como volante. Marlon é opção de zagueiro. Michel deve ser o lateral esquerdo. Higor poderá jogar no lugar de Euler, com George ou Wilson na lateral direita. Vitor Emiliano no meio, Felipinho de meia-atacante e Vitinho no ataque. Matheusinho e Zé Ricardo foram bastante elogiados contra o Juventus. 

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

América-MG: Atacantes dinâmicos e artilheiros

Apesar de ter sido rotulado de centroavante, Richarlison jogou mais de atacante sem posição fixa do que infiltrado pelo centro. No sub-20, formou trio ofensivo jogando pelo lado, com Pabrício aberto pelo outro extremo, e Santiago mais centralizado. Pabrício, devido à contusão, perdeu a chance de disputar a Copa São Paulo, porém tem potencial para ser aprimorado. Santiago foi dispensado, mas poderia ter sido mais bem aproveitado. No profissional, Richarlison, Toscano e Pablo jogaram com bastante movimentação ofensiva. Atacante dinâmico, driblador, assistente e artilheiro, é mais produtivo que o típico camisa 9 dependente das jogadas construídas. Toscano marcou 14 gols na função de meia-atacante. Bruno Sávio, com sequência de jogos e reflexo condicionado no momento de decisão entre chutar ou driblar, poderá voltar a ser artilheiro decisivo. 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

América-MG: Goleiros e Coelhãozinho Sub-20

Depois da saída de Hugo Miller para o Caxias, Glaycon foi emprestado para o Boa. João Ricardo, Fernando Leal e Glauco são os remanescentes da posição. Contar com três goleiros para a temporada 2016 é uma escolha bastante arriscada. Glauco tem mais tempo de treino do que de jogo. Joriwinnyson, o Jori, está no primeiro ano de titularidade do sub-20. Aydan e Erick são opções dos juniores. Aliás, na Copa São Paulo, o Coelhãozinho enfrenta o Juventus, às 16h, com transmissão das webradios Datafoot e Mooca. Matheuzinho, elogiado por velocidade, drible curto, intensidade durante os 90 minutos, precisão nos passes e finalizações, é um dos destaques da Copinha e reforço para a equipe profissional nas próximas competições. Zé Ricardo, Michel e Gledson também possuem potencial para participar da transição monitorada por Flávio Lopes. 

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

América-MG: Jogadores versáteis

Bruno Sávio, Danilo, Ernandes, Leandro Guerreiro, Makton, Pablo e Xavier são jogadores versáteis da equipe americana. Bruno Sávio, na base, formou dupla ofensiva com Rubens e jogou de único atacante, sem posição fixa, igual Gledson. Danilo é o que apresenta o maior repertório para ser utilizado em várias posições. Pode ser escalado na primeira linha defensiva, de terceiro zagueiro ou ala no 3-5-2; de quarto-zagueiro ou lateral-esquerdo ou meia aberto pelo lado no 4-2-3-1; ainda meia-esquerda no 4-4-2. Ernandes joga de volante e de lateral-esquerdo. Leandro Guerreiro poderá ser líbero no 3-5-2 ou cabeça de área em outro esquema. Makton atua na zaga e de volante. Pablo joga na lateral direita, como volante e de meia-atacante pela beirada. Xavier executa a função de ala, segundo volante no losango, meia-atacante centralizado ou na ponta esquerda.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

América-MG: Coelhãozinho sub-20 na Copa São Paulo

Na Copa São Paulo, o Coelhãozinho demonstrou qualidade técnica, disciplina tática e personalidade contra o Vasco. Os comandados de Milagres tiveram poder de reação para superar condições adversas que times profissionais nem sempre conseguem superar em situações semelhantes. O sub-20 americano sofreu gol no início da partida, perdeu pênalti no fim do primeiro tempo, errou a primeira batida da decisão por pênaltis, e Zé Ricardo, que havia perdido a cobrança durante o jogo, bateu e converteu o pênalti decisivo. Matheuzinho rendeu menos do que pode render, ainda assim mostrou talento diferenciado. Zé Ricardo é volante qualificado na marcação, armação e finalização. Gledson tem potencial para ser trabalhado e transformado em artilheiro. Max e Emiliano são habilidosos meias canhotos. América e Juventus vão se enfrentar na próxima quinta-feira. 

domingo, 10 de janeiro de 2016

América-MG: Coelhãozinho Sub-20

A defesa do Coelhãozinho é o setor que mais sofreu mudanças em relação ao time de 2015. Michel foi o único titular que continuou. Jori assumiu a titularidade no gol, mas poderia ter jogado mais vezes, caso a definição sobre o aproveitamento de Hugo no profissional tivesse acontecido antes de dezembro. O momento de decisão sobre a utilização no profissional de quem está no último ano do sub-20 deve ser feito no fim do primeiro semestre. Assim, os excluídos da promoção cederiam lugar para os que poderão disputar as próximas competições da base. Wilson, Guilherme e Taygor são os novos titulares da defesa. Michel continuou na lateral esquerda. No meio campo, permaneceram Euler, Zé Ricardo, Matheuzinho e Max. Renan entrou no lugar de Christian. Gledson é um atacante dinâmico, mas precisa ter ambição de artilheiro. Pela Copa São Paulo, América e Vasco se enfrentam às 15h, com transmissão da Rede Vida.

sábado, 9 de janeiro de 2016

América-MG: Nível técnico precisa ser mais qualificado.

Apesar da importância do discurso alinhado e das metas ambiciosas, declaradas por Euler, de o América entrar no Mineiro e na Primeira Liga para disputar o título, e por Alencar, de o Coelhão ser candidato a ganhar o Brasileirão, o nível técnico da equipe precisa ser mais qualificado para realizar boas campanhas nas próximas competições. Inclusive, na Copa do Brasil, que sempre é menosprezada. Independentemente da qualidade técnica do elenco, também é necessário escolher a tática que mais se aproxime das características dos jogadores e tempo para entrosar o time, que está em formação. O ambiente de trabalho é outro fator importante para facilitar o encaixe e dar liga dentro e fora de campo. Flávio Lopes, um dos responsáveis pelo clima harmonioso no Lanna Drumond, vai monitorar a transição entre as categorias de base e o elenco profissional.

América-MG: Setor ofensivo

Richarlison e Toscano, destaques do América no Brasileirão, mesclaram juventude e experiência, aumentaram o dinamismo e a força ofensiva, e marcaram 23 gols. Depois da escalação de Pablo, o time americano terminou a Série B praticamente com três atacantes. Com a saída do trio agressivo, os remanescentes para serem mesclados com os reforços contratados deveriam ser Renatinho, Bruno Sávio e Rubens. Mas Renatinho e Rubens foram emprestados, e nas contratações feitas para disputar o Mineiro e a Primeira Liga faltaram jogadores de frente para chegar e tomar conta da posição. Maranhão e Romário são mais apostas que soluções de curto prazo. Osman e Rafael Bastos são mais qualificados. Talvez também sejam ofensivos e formem com Bruno Sávio um ataque produtivo e eficiente. Ainda assim, é preciso reforçar o setor, com artilheiros decisivos.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

América-MG: Laterais

Danylo, Jonas e Pablo (improvisado) são opções para a lateral direita. Danylo está na fase de desenvolvimento técnico, tático e físico. Pablo carece ser mais eficiente nos cruzamentos, mas defende e ataca com bastante dinamismo. Jonas deve ter sido contratado para ser titular. Na esquerda, a composição da equipe dependerá da permanência de Bryan, que é muito mais intenso que Danilo na parte ofensiva. Michel é sub-20. Ernandes é alternativa de improvisação. Xavier deve jogar no meio campo, ainda mais que lateral é bastante exigido. Para se destacar, é preciso defender e atacar com a máxima eficiência. Ótimo marcador, mas ineficaz no apoio ou ineficiente no desarme e eficaz nos cruzamentos, será considerado limitado. Até os alas são cobrados para ser mais eficientes na marcação. Na Copa São Paulo, o Coelhãozinho tá avacoelhando geral.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

América-MG: Equipe 2016

A equipe americana deve ser formada basicamente por atletas com paixão por vencer: Pratas da casa a fim de serem revelados ou buscar o começo da consolidação na carreira para dar retorno técnico e financeiro, mais jogadores com objetivo do reconhecimento nacional e ascensão profissional. Leandro Guerreiro será um dos principais líderes dentro e fora de campo. Mas entre os escolhidos para disputar as próximas competições, principalmente a primeira divisão, é preciso ter jogadores diferenciados, com capacidade de chamar a responsabilidade para ser a referência do time, comandar o ritmo das partidas, e com poder de decisão e repertório variado impor respeito nos adversários. Na Copa São Paulo Sub-20, Matheuzinho fez a diferença na goleada sobre o São Caetano. Pela segunda rodada, Coelhãozinho e Pérolas Negras do Haiti se enfrentam às 16h.

domingo, 3 de janeiro de 2016

América-MG: Copa São Paulo 2016

Na primeira rodada da Copa São Paulo, América e São Caetano se enfrentam, às 16h, no estádio da Rua Javari. Apesar da ausência de Makton por contusão, grande parte da equipe veio do Sub-17. Do mesmo modo do Makton, que jogou de zagueiro e volante, outros jogadores também atuaram em mais de uma posição no juvenil. Diego atuou de zagueiro e lateral-esquerdo. Felipinho, Higor e Marcinho jogaram de lateral e meia-atacante. Michel jogou de lateral-esquerdo e meia-esquerda. Pouca criatividade, sem Matheuzinho convocado para a seleção brasileira, e ineficiência dos atacantes, sem Richarlison, foram as principais deficiências do sub-20 em 2015. Jori vai assumir a titularidade no gol. Euler, Zé Ricardo, Renan e Matheuzinho devem formar o meio-campo. Emiliano é opção para aumentar o poder de criação. Gledson provavelmente será um dos atacantes.
 

sábado, 2 de janeiro de 2016

América-MG: Competições 2016

Copa São Paulo Sub-20, Brasileiro feminino, Primeira Liga, Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão da Série A serão os próximos desafios do América. O ideal deveria ser sempre brigar pelo título, em toda competição que for disputada, mas, na maioria das vezes, as condições adversas ainda são maiores que as favoráveis. Nas categorias de base, o principal objetivo deve ser minimizar a incompletude do atleta em formação, a fim de aproveitá-lo mais rapidamente no profissional. O feminino está nos primeiros passos de evolução. Falta maior participação do América no suporte, na análise e nas tomadas de decisões. Apesar do período sem títulos no Mineiro e da visibilidade da Primeira Liga, as novidades da Coelhãozinho sub-20 e os sub-23 necessitam ter mais oportunidades nessas competições. A Copa do Brasil precisa ser valorizada como a Série A.