sexta-feira, 31 de julho de 2015

Thiago Santos, com 52 desarmes, Leandro Guerreiro, com 26, e Bryan, com 19, são os que mais desarmaram no América. João Ricardo e Anderson eram os mais consistentes. Ainda assim, houve falhas coletivas de posicionamento. João Ricardo fez muitas defesas salvadoras em vários jogos. Foram muitos erros pelo lado direito, nas costas de Robertinho ou Walber e na recomposição de Wesley. As subidas de Leandro Guerreiro e Thiago Santos desprotegeram os zagueiros. A entrada de Alison no lugar de Anderson não fez diferença contra o Boa, que pouco atacou. Mas, contra o Paysandu, a defesa ficou vulnerável. A marcação deveria começar com a fixação de Thiago Santos na cabeça da área. Show do Dimas, conselheiro americano, às 21h, no Matriz.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Paysandu 2 x 0 América-MG

A bola mal recuada de Wesley para João Ricardo foi o prenúncio dos erros do sistema defensivo contra o Paysandu. O Papão aproveitou uma dessas falhas para marcar o primeiro gol. Depois, recuou, com o objetivo de explorar os contra-ataques. O time americano teve mais posse de bola, mas não conseguiu infiltrar na defesa adversária para criar oportunidades de finalização. Alison, Wesley, Thiago Santos e Leandro Guerreiro erraram individualmente e no posicionamento coletivo. Robertinho e Raul foram ineficientes na marcação e, principalmente, no apoio. Felipe Amorim, que repetiu a improdutividade dos jogos anteriores, Richarlison e Toscano jogaram distantes um do outro e de Tony, que precisa ser mais vertical. Além dos erros da defesa, faltaram triangulações pelos lados, com as subidas dos laterais, e maior movimentação do quarteto ofensivo.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Futebol Feminino: América-MG

Vadão elogiou a iniciativa do América de formar uma equipe de futebol feminino. Segundo o treinador da seleção feminina, que conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o clube terá em contrapartida a divulgação da marca e vai atrair novas torcedoras. Aliás, o futebol feminino no Brasil tem características semelhantes ao perfil punk da torcida americana, acostumada a nadar contra a corrente para enfrentar a preferência clubística da maioria da população pela dupla rival. Fazemos parte da resistência na luta contra tudo e contra todos. A estreia das Coelhinhas no Mineiro será contra o Real, no próximo domingo, às 15h, em Caeté. Embora os jogos na condição de mandante estejam programados para o campo da Universo, algumas partidas deveriam ser nas preliminares do Coelhão no Independência. O Brasileirão vai começar em setembro.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Paysandu x América-MG

Jogar contra o Paysandu, fora de casa, vai ser um ótimo teste para avaliar a evolução do time americano. Anderson deveria voltar a ser titular, com Alison e Wesley disputando a posição. Futuramente, talvez até o uso dos três zagueiros, no 3-5-2, seja uma possibilidade de variação tática. Tony Talibã tem qualidade na distribuição das jogadas, porém, necessita ser mais agudo, infiltrar dentro da área e finalizar. Richarlison tem velocidade, habilidade e força física para enfrentar a defesa adversária, mas, quando estiver pelos lados, precisa ter pelo menos um atacante dentro da área a fim de aumentar o poder ofensivo. Felipe Amorim e Toscano deveriam ser mais agressivos. Rodrigo Souza é opção para reforçar a marcação. Henrique Santos pode ser usado de segundo volante ou de meia centralizado. Bruno Sávio e Rubens são alternativas para o ataque.

domingo, 26 de julho de 2015

América-MG 2 x 0 Boa

Tony Talibã, na distribuição das jogadas, e Richarlison, avacoelhando a defesa adversária, foram os destaques da vitória sobre o Boa. Com o aumento da velocidade dinâmica, o time americano trocou mais passes certos. Consequentemente, teve mais posse de bola, comandou as ações da partida e dominou o adversário. Tony, Felipe Amorim, Toscano e Richarlison, com bastante intensidade, ficaram mais próximos e mudaram constantemente de posição. Richarlison jogou de falso 9, sem ficar de costas para disputar as jogadas aéreas com os marcadores. Demonstrou habilidade, quando partiu pra cima com a bola dominada. Robertinho e Raul aumentaram o poder ofensivo. Felipe Amorim poderia ter sido mais produtivo, porque tem capacidade para ser mais decisivo. Ele e Toscano deveriam infiltrar mais na grande área para tentar a finalização.

sábado, 25 de julho de 2015

Felipinho e Matheusinho, atletas em formação do sub-17, participaram do segundo time do sub-20 no jogo-treino contra o Democrata-SL. Matheusinho demonstrou personalidade, técnica e habilidade no posicionamento, passes e finalização. Neste segundo semestre, a comissão técnica do júnior vai começar a trabalhar a equipe que vai disputar a Copa São Paulo de 2016. Emiliano e Marcinho, também integrantes do juvenil, disputaram a Copinha no início deste ano. O selecionável Makton provavelmente fará parte do grupo. Michel, Euler, Zé Ricardo e Pabrício estão no penúltimo ano de juniores. Hugo, Danylo, Roger, Brunão, Christian, Leo Mota e Santiago (o artilheiro colombiano) deveriam passar por um processo seletivo para iniciar a transição e começar a participar dos coletivos com os profissionais pouco aproveitados no Brasileirão.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Robertinho precisa ser mais constante e intenso nas ultrapassagens, para aumentar a força ofensiva, com infiltrações pela diagonal. Também poderia voltar a demonstrar a vibração dos primeiros jogos do Mineiro, quando comemorava os desarmes realizados. Grande parte da torcida valoriza esse tipo de atitude. Wesley e Anderson deveriam continuar na dupla de zaga. No caso de mudança, Alison entraria no lugar de Wesley, porque Anderson, ao lado de João Ricardo, é um dos mais regulares do time. Opções para o lugar de Mancini precisariam ser experimentadas nos coletivos, afinal, a função dos treinamentos é simular possíveis situações de jogo. Toscano tem capacidade para assumir a camisa 10, com Felipe Amorim e Richarlison pelos lados e Cristiano ou Rubens de centroavante. Henrique e Sávio são alternativas. Concentração no Bar do Markim.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Volantes do América-MG

O segundo volante moderno não precisa ser o típico marcador nem o típico armador, mas deve ter qualidade nos passes e nas assistências, velocidade e resistência para jogar de uma intermediária a outra e precisão nas finalizações. Henrique Santos, nos treinos, executa essas funções no time reserva. Deveria ser experimentado entre os titulares. Dopô tem potencial, mas precisaria ter jogado mais vezes no lugar de Lorenzi, no Mineiro, a fim de aprimorar o desenvolvimento. Diego parou de ter oportunidades, e Renato Bruno não teve chances de ser trabalhado. Leandro Guerreiro e Thiago Santos possuem características complementares de primeiro volante. Guerreiro é o jogador americano que mais acertou passes. Thiago, o que mais desarmou. Rodrigo Souza poderá aumentar o poder de marcação, mas necessita qualificar a transição.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

O Coelhãozinho sub-17 foi eliminado na Taça BH, no critério saldo de gols. Contra o Avaí, venceu por 1 a 0, mas criou oportunidades para ter goleado. Os atletas em formação novamente demonstraram grande potencial de aprimoramento. Matheusinho, destaque da partida, protagonizou a sensacional jogada do gol da vitória americana. O promissor meia-atacante partiu do meio campo, passou por quatro adversários e, dentro da grande área, fez assistência perfeita para Emiliano finalizar. Giovani, que ainda é sub-15, se destacou numa defesa salvadora. Embora a versatilidade seja importante, a especialização também é. Felipe e Marcinho jogam em mais de uma posição. Ambos atuam de lateral ou de meia-atacante. Passam a impressão de estarem melhor preparados se fossem escalados só para a função ofensiva, em vez de alternarem posicionamento. 

terça-feira, 21 de julho de 2015

Oeste 3 x 1 América-MG

Erros da arbitragem influenciaram o resultado do jogo contra o Oeste. As decisões dos lances polêmicos sempre beneficiaram o adversário. Três pênaltis não marcados, gol anulado de Thiago Santos, falta em João Ricardo e impedimento de Rodriguinho no segundo gol. Mas as falhas americanas também devem ser evidenciadas. Apesar da vantagem numérica dos defensores sobre os adversários, o setor defensivo foi envolvido no primeiro gol e no terceiro. Walber e Raul deixaram a desejar na marcação e no apoio. Mancini e Felipe Amorim foram improdutivos. Givanildo deveria ter feito mudanças antes de sofrer o segundo gol. Henrique Santos poderia ter entrado no lugar de Mancini; Cristiano ou Bruno Sávio, no lugar do Felipe Amorim. Destaque para Toscano, que chamou a responsabilidade, e Richarlison, que sofreu dois pênaltis não marcados.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

 O Coelhão continua com o melhor rendimento na condição de mandante. No Independência, venceu seis dos sete jogos disputados. O próximo confronto dentro de casa será contra o Boa. A ótima campanha aumenta a própria confiança e o respeito dos adversários. Assim, o time tem mais condições de, pelo menos inicialmente, conduzir as ações da partida, fazer a proposta de jogo e ter postura ofensiva, com marcação adiantada, para diminuir os espaços do oponente. Ainda é preciso valorizar a posse de bola, por meio da troca de passes objetivos. Embora o dinamismo acelerado seja cada vez mais fundamental nas equipes de alto desempenho, também é necessário alternar a velocidade tática (movimentação da bola) com a dinâmica (movimentação dos jogadores). Até a penúltima rodada, Toscano é o que mais fez assistências, finalizou corretamente e marcou gols. 

sábado, 18 de julho de 2015

O América tem total capacidade para conquistar a segunda vitória na condição de visitante. A partida contra o Oeste será disputada em Osasco, longe de Itápolis, cidade sede do adversário, e haverá a presença da torcida americana. Walber e Raul devem ser os laterais. Ambos vão compor a linha defensiva, mas precisam explorar as jogadas pelos lados através de ultrapassagens e triangulações para descompactar a defesa adversária e criar espaços para infiltrações dos meias. Cristiano e Richarlison disputam a posição de centroavante. O escolhido deve evitar ficar de costas na maioria das jogadas e sempre buscar a movimentação intensa, a fim de tabelar e receber assistências para serem finalizadas. A produtividade de Felipe Amorim e de Toscano será maior se forem mais incisivos. Henrique Santos se destacou de segundo volante, no último coletivo. 

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Quando os laterais buscam a linha de fundo e acertam os cruzamentos, rasteiros ou aéreos, a conclusão dos atacantes é bastante facilitada. Nessas jogadas, na maioria das vezes, o maior trabalho dos finalizadores é empurrar a bola para dentro. Patrick, Robertinho e Walber são as opções pela direita; Bryan e Raul, pela esquerda. Robertinho aparece no ataque por meio de infiltrações na diagonal e finalizações. Ainda assim, diminui a ofensividade no segundo tempo. Walber e Raul oscilaram bons e maus momentos. Participaram dos lances dos gols marcados e de falhas em gols sofridos. Patrick e Bryan executam o duplo trabalho de defender e atacar com mais intensidade. Aliás, Patrick possui mais características de meio-campista do que de lateral. Devido à lesão de Bryan, Xavier é alternativa de ala, e Michel deveria, pelo menos, participar dos coletivos.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Felipe Amorim tem grande potencial para ser mais produtivo ofensivamente. Precisa adiantar o posicionamento e ter ambição de artilheiro, a fim de potencializar o desempenho ofensivo. O meia-atacante ou atacante que for escalado para jogar aberto pelos lados, com a preocupação de recuar e marcar o adversário, vai render menos do que pode render. Bruno Sávio, Henrique Santos, Tony, Toscano e Willie, quando jogaram pelos extremos, longe da área e com poucas infiltrações pela diagonal, também produziram menos do que podem. Os jogadores da frente necessitam participar da marcação, mas o primeiro combate pode ser executado no campo ofensivo. A recomposição não precisa ser tão defensiva, para evitar chamar o adversário e reduzir o desgaste físico na função de defender e atacar. Contatos caravana: Saraiva, 8857-5576; Fabiano, 8532-4865; R$ 80.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Santiago, o artilheiro colombiano, deveria ser promovido ao profissional, com a saída de Willie. Aliás, a promoção está atrasada. Poderia ter acontecido no início do ano, no primeiro passo da transição, na qual o atleta em formação deve começar a participar da equipe principal, antes de completar os 20 anos. Santiago não participou da Copa São Paulo por causa do período de inscrição. Ficou parado de dezembro a março. Atualmente, o sub-20 está sem disputar competições. A primeira fase do Campeonato Mineiro júnior terminou em junho, e o hexagonal só vai começar em setembro. O Coelhãozinho também não participa do Brasileirão, porque os participantes são os 20 primeiros colocados no ranking baseado no desempenho do time profissional, em vez de o referencial ser as categorias de base. Contatos caravana: Saraiva, (31) 8857-5576; Fabiano 8532-4865.

terça-feira, 14 de julho de 2015

No confronto entre decacampeões, o América venceu o ABC, mas teve pouca eficiência ofensiva no primeiro tempo, quando Toscano ficou longe da área, Cristiano errou passes e dribles e Mancini demorou a concluir as jogadas, nas poucas chances criadas. Mesmo assim, Felipe Amorim quase marcou ao finalizar na trave. O lado direito defensivo, com Walber, Wesley e o volante da cobertura, foi envolvido nos lances de velocidade dos abcedistas Marcílio e Fabinho Alves. No segundo tempo, Richarlison novamente aumentou o dinamismo agressivo, e Toscano jogou avançado. Destaque também para o voluntarioso Thiago Santos e para a movimentação e os passes certeiros de Leandro Guerreiro. Ainda faltou um substituto para Mancini, nos minutos finais. Caravana da Avacoelhada e Seita Verde: Saraiva, (31) 8857-5576; Fabiano, 8532-4865. Preço: R$ 80.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

A partida contra o Oeste também será fora da casa do adversário. Os jogos do clube paulista estão sendo realizados no estádio do Audax, em Osasco, a mais de 350 km de Itápolis, cidade sede do time oestino. Grande oportunidade para o Coelhão conquistar os três pontos, em um campo considerado neutro. Nos cinco jogos disputados na condição de visitante, o aproveitamento é de apenas 33%.  Uma vitória, dois empates e duas derrotas. O América, que já possui equipes participantes do Futebol de 7 e Hockey, vai competir no Futebol Feminino. Em parceria com o Santa Cruz e a Kickball, o time americano deve disputar duas competições este ano: Campeonato Mineiro, previsto para agosto, e o Brasileiro, com previsão para setembro. No Hockey, Luiz Koenen e Thomas Nitsche participaram da seleção brasileira, que conquistou o Pool do Mundial, disputado na Argentina.

sábado, 11 de julho de 2015

Vamos pra cima deles, Coelhô! Para buscar a vitória contra o ABC, o quarteto formado por Felipe Amorim, Mancini, Toscano e Cristiano deve colocar em prática os conceitos comentados por Mancini e Toscano sobre o 4-2-3-1. De acordo com Mancini, a rotatividade é necessária para os quatro jogadores mais ofensivos, com bastante dinamismo, saírem da marcação. Segundo Toscano, os meias-atacantes que ficam abertos pelos lados precisam alternar jogadas pelo centro. Essa movimentação em alta velocidade, a troca constante de posição, as tabelas rápidas e progressivas, o deslocamento do centroavante, a aproximação do volante, mais as ultrapassagens dos laterais também são comentados pelos torcedores nas redes sociais. Encontro no Bar do Markim, com a presença de Sérgio Labruna, que veio de Uberlândia para assistir ao jogo.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Insatisfação evita conformismo e incentiva a busca da excelência. Nunca se dar por satisfeito, até com o que vem dando certo, é a essência da superação. Time que está vencendo precisa demonstrar constante evolução para potencializar o rendimento. No Brasileirão, prevalece o chavão de que times ganham jogos, e equipes, conquistam títulos, ou pelo menos fazem boas campanhas. Apesar de a vitória, jogando bem ou mal, valer os mesmos três pontos, é preciso melhorar continuadamente o desempenho para não depender da sorte e aumentar as chances de vencer vários confrontos nas competições de longa duração. Continua o dilema do substituto de Mancini ou outro camisa 10, para ser titular e chamar a responsabilidade de otimizar o poder criativo. Lateral-direito, segundo volante e centroavante também são posições preocupantes.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Macaé 1 x 1 América-MG

O América empatou com o Macaé, mas mereceu a vitória fora de casa. Apesar de só três finalizações certas e 14 erradas, o Coelhão teve postura ofensiva, mais posse de bola e dominou o adversário. A defesa falhou no gol sofrido. Na cobrança precisa de escanteio por Toscano, o esforço de Thiago Santos foi compensado com o gol marcado. Walber deveria ter atacado mais, e Cristiano, acertado mais passes. Embora Tony tenha perfil de segundo meia, sem Mancini na referência das jogadas, a velocidade das tabelas e o número de passes certos aumentaram. A intensidade ficou parecida com a do time utilizado nas cinco rodadas finais do Mineiro, com Felipe Amorim, Renatinho, Bruno Sávio e Rubens, quando o quarteto jogou com bastante dinamismo, trocas constantes de posição e agressividade no ataque. Destaque para a presença de Gildo, na arquibancada.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Formar jogadores bem preparados tecnicamente é um dos principais objetivos das categorias de base. Embora a conquista de títulos seja meta secundária, sempre é bom aproveitar oportunidades de ser campeão, ainda mais em cima de um dos rivais. O América venceu três decisões contra o Cruzeiro no Campeonato Mineiro Imef. Cada categoria teve os melhores goleiros e os destaques da competição. No sub-10: Victor Hugo, e Davy Júnior mais Vitor Henrique; no sub-12: Luis Felipe e Pedro França; no sub-13: Felipe Alves e Artur Lopes. Pela Taça BH sub-17, América e PSTC (Paraná Soccer Technical Center) se enfrentam amanhã, às 9h, no campo da PUC. O Coelhãozinho busca repetir o bom desempenho na campanha realizada pela Copa do Brasil, em que vários atletas em formação demonstraram grande potencial para ser trabalhado.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Tony, Henrique e Toscano são opções para substituir Mancini, contra o Macaé, como distribuidor de jogadas ofensivas. Tony deve começar a partida, porém, tem mais perfil de segundo meia no 4-4-2 que de único meia centralizado no 4-2-3-1. Henrique foi bastante produtivo no coletivo da semana passada, quando treinou de segundo volante. Felipe Amorim, Toscano e Cristiano devem completar o quarteto ofensivo. Richarlison e Willie são opções de velocidade. No jogo contra o Mogi Mirim, a entrada de Richarlison mais as infiltrações de Toscano dentro da área aumentaram a movimentação e a agressividade no ataque. A bola passou a ser tocada no chão, em vez dos lançamentos pelo alto para Cristiano, de costas, disputar as jogadas com os marcadores. Dopô ocupou espaço no campo do adversário e arriscou finalizações de longa distância.

domingo, 5 de julho de 2015

A diretoria reduziu o valor do ingresso nas vendas antecipadas, disponibilizou a compra pela internet, liberou o acesso de mulheres e crianças, mas o principal incentivo sempre será uma ótima campanha com futebol convincente. O time precisa passar credibilidade para estimular a presença do torcedor. Vencer e pelo menos ficar próximo de convencer. Na condição de visitante, o rendimento necessita melhorar. Fora de casa, o Coelhão só venceu o Bragantino, em um jogo de baixo nível tático. Perdeu para Luverdense e Náutico e empatou com o Criciúma. O próximo confronto será contra o Macaé. Antes do início da Série B, seria considerado um jogo tranqüilo para conquistar a vitória no campo do adversário, porém o desempenho do time carioca surpreendeu. Na nona rodada, estava só um ponto atrás do América, com o mesmo número de vitórias e mais gols marcados.  

sábado, 4 de julho de 2015

O América é favorito para derrotar o Mogi Mirim. no Independência, mas o favoritismo precisa ser comprovado dentro de campo. Se os coletivos são as simulações que mais se aproximam das reais situações dos jogos, uma vitória convincente vai depender de a qualidade do adversário ser inferior ao time reserva do Coelhão. Os reservas dominaram e venceram os titulares nos dois coletivos realizados. Robertinho e Bryan precisam fazer mais ultrapassagens. Leandro Guerreiro deve evitar sair para o jogo na função de segundo volante, ocupando o lugar de Dopô e deixando a zaga desprotegida. Guerreiro deve ser o primeiro volante, para começar a saída de bola; Dopô, o dublê de volante e meia, para qualificar, acelerar a transição e se aproximar de Mancini. Felipe Amorim, Toscano e Cristiano devem jogar próximos da grande área. Descontração no Bar do Markim.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

A movimentação do time considerado reserva foi bastante intensa e produtiva no coletivo realizado na quarta-feira. Walber e Raul fizeram triangulações pelos lados. Diego e Henrique formaram uma eficiente dupla de volantes na marcação e na saída de bola. Nas funções de volante e meia, Henrique rendeu mais nesse treinamento do que nos jogos, quando atuou de meia-atacante aberto pelo lado. Richarlison, Xavier e Willie compuseram a linha dos três meias. Rubens foi o centroavante. Com muita velocidade, troca de posições e infiltrações, os reservas tiveram mais agressividade no ataque, criaram situações de gol e venceram o treino. Destaque para as assistências e finalizações de Xavier. Patrick, Messias, Renato Bruno, Renatinho e Patrick Allan também participaram da atividade. Faltou mudar o time titular, a fim de incentivar a disputa de posição.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Na nona rodada do Brasileirão, o América está em primeiro lugar como mandante. Venceu quatro jogos e empatou um. Ganhar do Mogi Mirim no Independência é a meta de curto prazo. O próximo adversário é o lanterna, com três pontos, resultantes de empates. Mesmo assim, a concentração, a determinação e o comprometimento dos jogadores americanos precisam ser de decisão de campeonato. Em competições de pontos corridos, todo jogo é decisivo. Evitar a satisfação com o desempenho em casa é um incentivo para buscar a superação. Oportunidade para demonstrar evolução, minimizar erros e maximizar acertos. O time americano é o segundo que mais errou passes, o terceiro em lançamentos errados e o primeiro em cruzamentos e rebatidas. Aumentar o número dos passes certos vai ser um facilitador na valorização da posse de bola. 

quarta-feira, 1 de julho de 2015

O primeiro semestre terminou, e o time americano ainda está em processo de formação. Defeitos apresentados no Mineiro, Copa do Brasil e Série B continuam. Segundo volante, com qualidade e velocidade na transição, e meia de ligação, para substituir ou jogar ao lado de Mancini, são posições mais preocupantes. Taticamente, existe a necessidade de maior aproximação da linha dos três meias com o centroavante, a fim de aumentar o poder ofensivo do time. Os meias escalados para jogar pelos lados, com função de marcar o lateral, são bastante sacrificados. Bruno Sávio, Felipe Amorim e Toscano são mais produtivos quando jogam mais avançados. Aliás, Sávio sempre foi atacante na base. Jogar recuado vai chamar o adversário e acelerar o desgaste físico. O meia, centralizado e isolado, e o centroavante, sozinho e de costas, também são muito exigidos.