terça-feira, 30 de junho de 2015

Peças de reposição são fundamentais em campeonatos longos. Devido à indefinição para contratar os reforços necessários, o círculo vicioso retorna ao estado inicial de encontrar soluções na própria equipe. Mas todos os componentes do plantel precisam participar constantemente dos coletivos. Ser excluído do time reserva gera focos de insatisfação e atraso no desenvolvimento tático, técnico e físico. A fim de evitar esse tipo de regressão, principalmente as semanas cheias de preparação entre os jogos deveriam ser usadas para movimentar os atletas pouco utilizados ou nem aproveitados. Ainda com a presença dos jogadores do sub-20. Também haverá a necessidade de substituição por causa das suspensões, lesões e contusões. Os substitutos precisam ter ritmo de treino. A competitividade entre os envolvidos estimula a produtividade nos treinamentos.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Bruno Sávio e Rubens foram relacionados pelo Rogério Micale, técnico da seleção Sub-20, como possíveis opções para disputar as olimpíadas de 2016.  É bom destacar, que de acordo com o treinador, poucos jogadores fora de série estão prontos com 20 anos. A grande maioria dos atletas está em formação, quando promovidos ao profissional. Até os 23 anos a oscilação é normal. O ponto de equilíbrio será entre os 23 e 25 anos e o auge aos 28. Éder, Palhinha, Euller, Gilberto Silva, Fred e Danilo Luiz, para citar tops de linha revelados pelo América e convocados para a seleção brasileira, comprovam esta tese. Os pratas da casa citados foram bastante criticados por parte da torcida, que acreditava em jogadores prontos, com responsabilidade de ser solução nos primeiros anos da carreira. Com o tempo, bem trabalhados, evoluíram e se destacaram mundialmente.

sábado, 27 de junho de 2015

No programa Redação SporTV, Carlos Cereto falou que o 4-2-3-1 está contribuindo para o empobrecimento do futebol brasileiro. O editor-chefe do canal esportivo ironizou ao perguntar quem foi o gênio inventor desse esquema, que utiliza só um atacante isolado na frente e transforma os meias em dublês de lateral para jogar abertos pelos lados, na marcação dos adversários. André Rizeck comentou que é o sistema tático da moda. David Butter acrescentou que, para funcionar, precisa ter dois volantes com qualidade na saída de bola e na construção das jogadas. De acordo com Sérgio Xavier, a linha de três meias necessita ser bastante dinâmica e ofensiva, a fim de se aproximar do centroavante. A mesmice tática é tão grande que os defeitos destacados pelos jornalistas são os mesmos erros apresentados pelo time americano durante o Mineiro e a Série B.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Tempo de preparação para enfrentar o Mogi Mirim é que não vai faltar. Oportunidade para a comissão técnica testar variações táticas, diferentes formações e antecipar possibilidades de reposição. Thiago Santos está suspenso. O voluntarioso volante se destaca na marcação, mas precisa acertar mais passes e viradas de jogo. A ausência do jogador deve abrir espaço para o aproveitamento de Dopô na função de segundo volante. Dopô tem qualidade na saída de bola, velocidade e resistência para jogar de uma área a outra. Estaria mais bem preparado e com ritmo de jogo se tivesse sido escalado mais vezes durante o Mineiro e em alguns jogos da Série B. Patrick também possui qualidades para jogar no meio. Renato Bruno tem potencial, porém, está sem atuar há bastante tempo. Contra o Criciúma, até o experiente Alison sentiu a falta de sequência de jogos.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Empatar fora de casa com o Criciúma deveria ser considerado um bom resultado, mas, devido às circunstâncias da partida e o baixo nível técnico de um adversário em formação durante a competição, o América desperdiçou grande oportunidade de ter conquistado a segunda vitória na condição de visitante. Quando o time americano jogou mais preocupado em defender do que atacar, perdeu o domínio da partida. Quando teve postura ofensiva, principalmente em alguns momentos do segundo tempo, criou chances para ter vencido o confronto. Felipe Amorim, Toscano e Cristiano são mais produtivos avançados do que recuados na marcação. No ataque, participaram dos gols e criaram situações para fazer outros. Felipe Amorim marcou o primeiro e fez o lançamento para Cristiano fazer o segundo. Toscano e Cristiano tiveram chances para desempatar.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

O desinteresse de grande parte da torcida em comparecer aos jogos é preocupante. Apesar da promoção no jogo contra o Atlético-GO, com redução do valor do ingresso, o número de pagantes foi bastante baixo: 1.865 americanos. Em 2012, com setorização, confiança no time e bilhetes a R$ 20 e a R$ 40, foram 5.691 pagantes contra o Criciúma. O afastamento também deve ser reflexo da falta de soluções para aumentar a comodidade do torcedor e de erros administrativos anteriores. Filas, proibição de estacionar nas ruas próximas ao Independência, venda de Rodriguinho durante a competição e perda de pontos por escalação de Eduardo. Ainda assim, o principal atrativo é a credibilidade no time. Apesar de o Coelhão ser o primeiro colocado como mandante, a forma de jogar para conquistar as vitórias dentro de casa precisa ser mais convincente.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Se a postura para enfrentar o Criciúma fora de casa for ofensiva, o América precisa consertar os defeitos da falta de qualidade na transição e do posicionamento dos quatro jogadores de frente. Thiago Santos e Leandro Guerreiro são primeiros volantes, sem características ofensivas. Robertinho não tem o perfil de buscar a linha de fundo e fazer cruzamentos. Nas poucas vezes em que avança, faz infiltrações pela diagonal. Bryan é um pouco mais participativo nas triangulações pelos lados. Existe um buraco entre a linha dos volantes e a dos três meias. O 4-2-3-1 é transformado em 4-2-0-3-1. A dificuldade na saída de bola é tão grande que a lesão de João Ricardo contra o Atlético-GO deve ter sido de tanto o goleiro dar chutões nas bolas recuadas para ele. Além de a bola chegar ao ataque sem ser trabalhada, o quarteto ofensivo está mal posicionado.

domingo, 21 de junho de 2015

Embora a promoção de reduzir o valor do ingresso seja importante para incentivar o aumento do público, os principais atrativos devem ser um futebol convincente, competitivo, combativo e sequência de resultados positivos. Horário, facilidade de estacionamento nas proximidades do Independência e acesso sem filas ao estádio são fatores colaboradores na continuação da maior presença dos torcedores. A campanha na condição de visitante também precisa melhorar a fim de ampliar a confiança dos americanos. Fora de casa, o Coelhão só venceu o Bragantino. Perdeu para Luverdense e Náutico. O próximo confronto no campo do adversário será contra o Criciúma, na terça-feira. A vitória sobre o Criciúma vai ser um grande incentivo para a torcida comparecer em maior número na próxima partida dentro de casa, contra o Mogi Mirim, no dia 4 de julho, sábado, às 21h.         

sábado, 20 de junho de 2015

América-MG x Atlético-GO

Apesar do futebol inconsistente demonstrado neste Brasileirão, o América tem grande oportunidade de ficar entre os quatro primeiros colocados. O Coelhão precisa fazer o dever de casa contra o Atlético-GO. Ainda assim, vai depender dos resultados de Macaé e Vitória. Thiago Santos e Dopô devem formar a dupla de volantes. Thiago na marcação, Dopô nas funções de meio-campista que joga de uma intermediária a outra: defender, fazer a transição e aumentar a força ofensiva. A participação de Dopô no campo do adversário poderá ampliar a produtividade de Mancini na distribuição das jogadas. As ultrapassagens de Robertinho e Bryan e as infiltrações de Bruno Sávio e Toscano precisam ser mais intensas. Richarlison entre os relacionados faz parte do primeiro passo da transição. Faltaram Messias e Renatinho. Encontro no Espetinho do Markim.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

A produtividade de Mancini divide opiniões. O experiente jogador deveria ser o principal organizador do time, com a responsabilidade de comandar o ritmo do jogo e ser superefetivo nas bolas paradas. O meia é mais elogiado pelos comentaristas do rádio e da TV. Quando o América jogou mal, sem Mancini, o baixo desempenho foi atribuído à ausência dele. Mas com Mancini em campo o rendimento ruim muitas vezes também aconteceu. Alguns torcedores consideram importante a utilização do experimentado atleta, outros comentam que a experiência dele poderia ser usada durante determinado tempo. Há ainda os que o achem desnecessário. No 4-2-3-1, o meia centralizado necessita ter resistência física, ser dinâmico e contar com a participação ofensiva do segundo volante. Talvez não seja o esquema mais adaptável ao perfil da equipe.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

A formação utilizada no jogo-treino contra o Villa Nova deve ser considerada o esboço do time de 2016. Messias, Diego, Renato Bruno, Patrick Allan, Xavier e Renatinho poderiam estar em uma fase mais adiantada no processo de desenvolvimento do sub-23, mas estacionaram no aprimoramento, porque alguns estão sem disputar partidas oficiais desde o ano passado e com poucas participações entre os reservas durante os coletivos. Xavier ainda é escalado equivocadamente na lateral. Se existisse metodologia de aproveitamento dos pratas da casa no profissional, teriam entrado nos jogos, sem a responsabilidade de ser solução, e seriam escalados constantemente nos coletivos. No primeiro passo da transição, que deve ser feito antes de o jogador completar 20 anos, Makton, Matheusinho, Zé Ricardo, Richarlison e Santiago deveriam ter participado desse treino.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Após sete rodadas, o América está a um ponto do G-4. Na condição de mandante, é o segundo colocado, com três vitórias e um empate. Como visitante, é o 13°, com duas derrotas e uma vitória. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, as probabilidades atuais de conquistar o acesso são de quase 31%. O desempenho do time americano, até em termos matemáticos, precisa ser melhorado, principalmente fora do Independência. Em casa, necessita pelo menos manter a performance. Além de os números indicarem necessidade de melhoria, a qualidade do futebol também precisa evoluir. Mudar para melhorar. O nível técnico da competição está baixo, porém, os clubes vão buscar reforços. Tem ainda as possibilidades de reposição devido às suspensões, contusões e negociações. A comissão técnica deveria ser proativa e treinar variações. 

terça-feira, 16 de junho de 2015

O América fez o dever de casa contra o CRB, mas novamente mostrou um futebol sem estabilidade técnica, tática e física. A falta de coesão ofensiva também é consequência da tentativa de implantar o 4-2-3-1, que sacrifica os quatro jogadores da frente, em vez de utilizar outros esquemas de acordo com as características dos atletas da equipe. No primeiro tempo, o poder de criação foi baixo, e as trocas de passes, raras. Toscano fez um lançamento para Robertinho; Bruno Sávio, uma jogada com cruzamento da linha de fundo; Cristiano aproveitou a assistência de Mancini para marcar o gol. Na segunda etapa, sem as amarras defensivas e táticas, pelo menos nos primeiros 20 minutos, o time trocou mais passes e criou oportunidades por meio de tabelas de Mancini e Bruno Sávio. Depois, teve um passe de Bryan com finalizações seguidas de Toscano e Mancini.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Depois da construção da Arena Independência, o valor do ingresso ficou mais caro. Independentemente da campanha do time, o sócio-torcedor Onda Verde é uma forma de o americano colaborar com o Coelhão e ainda ser beneficiado com as respectivas vantagens de cada plano. No mês de junho, poderá haver a inclusão gratuita de dois dependentes até 12 anos. A gratuidade para as crianças é uma antiga reivindicação. Muitos dos atuais torcedores adultos foram mascotes e jogaram bola no velho Independência, durante o intervalo dos jogos. Existe o plano de R$ 9,00, sem direito ao ingresso, mas com descontos nas redes conveniadas. Estudantes e maiores de 60 anos pagam R$ 50, com direito ao ingresso. Ainda os planos de R$ 80 e R$ 120. Informações e adesões pelo site do América ou 2515-3268. Seu Ronaldo Tio Patinhas Rex vai aderir ao plano dos maiores de 60.

sábado, 13 de junho de 2015

Embora o principal objetivo seja faturar os três pontos contra o CRB, o time americano também precisa demonstrar futebol mais convincente, a fim de resgatar a confiança do torcedor na possibilidade de uma campanha vencedora. Alison vai ter a oportunidade de mostrar capacidade para assumir a titularidade da zaga central. Thiago Santos e Leandro Guerreiro deveriam jogar mais plantados, para proteger os zagueiros e liberar as constantes ultrapassagens de Robertinho, pela diagonal, e Bryan, pela beirada. Movimentação, troca de posições e aproximação entre Toscano, Mancini, Bruno Sávio e Cristiano precisam ser executadas em alta intensidade. Toscano e Sávio devem ser mais atacantes do que marcadores. Mancini necessita ser mais produtivo nas assistências e finalizações; Cristiano, nas conclusões. Rubens é opção. Encontro no Bar do Markim.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Matheus Laboissière entrevistou Milagres para o blog Pavilhão Americano. O treinador do sub-20 destacou que não se pode transferir para os promovidos a responsabilidade de resolver os problemas do profissional. Os sub-23 deveriam entrar em um time consistente e vencedor, com estrutura coletiva formada, porque ainda estão no período de transição. Não são jogadores prontos. Faltou dizer que o começo da promoção está atrasado no América. O primeiro degrau do processo de ambientação na equipe principal deve ser iniciado no sub-20, no último ano dos juniores ou até antes. Sobre o momento de merecer a titularidade, vai depender da qualidade do contratado. Se for contratado do nível de João Ricardo e Anderson, a utilização do prata da casa será aos poucos. Se o contratado for mediano, a prioridade deve ser o aprimoramento do prata da casa.

quinta-feira, 11 de junho de 2015




Rembrandt Júnior narrou e Marquinhos comentou o jogo contra o Náutico, na transmissão do SporTV. Ambos criticaram o posicionamento de Felipe Amorim e Toscano, abertos pelos extremos e distantes da grande área. Ainda comentaram que esse distanciamento pode provocar erros nas finalizações, devido ao desgaste provocado pelo excessivo recuo. Aliás, a falta que originou o primeiro gol do adversário foi cometida por Toscano no campo de defesa do América. O atacante recebeu cartão amarelo sem necessidade. A participação do jogador de frente na marcação é importante, mas não deve ser feita tão atrás da linha do meio campo, porque desgasta o atacante e dificulta o contra-ataque. Após a partida, Mancini também comentou sobre a distância entre os setores e que o time está correndo errado. A distribuição tática precisa ser mais bem equilibrada.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

A quantidade de público presente é importante, mas nem sempre é fundamental nas vitórias conquistadas. Na Arena do Coelhão, o América derrotou o Atlético no Mineiro e na final da Taça BH, com presença menor da torcida americana. Também no estádio do América, o Cruzeiro venceu o Atlético, com poucos torcedores cruzeirenses no Independência. O Atlético já ganhou do Cruzeiro no Mineirão, com apenas 10% dos pagantes na torcida atleticana. Existem vários outros confrontos vencidos por clubes de menores torcidas ou que estavam com um número reduzido de torcedores. O baixo número de americanos nos jogos é mais preocupante devido ao prejuízo financeiro do que pelo lado motivacional. Embora o incentivo do torcedor possa fazer a diferença em alguns jogos, os jogadores do América precisam se preparar para buscar a automotivação.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Os dois próximos adversários no Independência – CRB e Atlético-GO – mais o tempo de preparação para enfrentá-los poderão ser facilitadores para o Coelhão conquistar seis pontos obrigatórios na condição de mandante. Oportunidade para a comissão técnica usar e abusar das experimentações nos coletivos e até no decorrer das duas partidas. Além de encontrar os substitutos para Anderson e Felipe Amorim, o técnico Givanildo deveria experimentar variações táticas e novas formações, com muitas mudanças no time titular e, principalmente, entre os reservas. Todos os jogadores da equipe precisam participar constantemente dos treinamentos. Enquanto isso, os responsáveis pelo futebol devem buscar reforços para posições de segundo volante e meia de ligação, porque as opções dos pratas da casa foram pouco aproveitadas nas competições deste ano.

domingo, 7 de junho de 2015

O desempenho contra o Náutico foi superior ao jogado contra Bragantino e Sampaio Corrêa. Mas, apesar do aumento da posse de bola e passes certos, o Coelhão só acertou três finalizações. Mancini somente apareceu no lance que perdeu uma oportunidade de gol e no pênalti sofrido por ele. Muito pouco para quem é considerado o principal organizador do time. Walber foi improdutivo no apoio. Guerreiro melhorou a qualidade no passe e Lorenzi não comprometeu porque errou pouco. Ainda assim, o segundo volante precisa ser mais eficiente na transição. Felipe Amorim manteve a queda de rendimento. Cristiano se destacou pela bicicleta, mas artilheiro precisa ser decisivo. Destaque para a jogada do Bryan no gol de oportunismo do Toscano. Aliás, Toscano é mais finalizador do que preparador de jogadas. Quanto mais agudo for, maior a chance de ser conclusivo.

sábado, 6 de junho de 2015

A comissão técnica do profissional deveria ter duas metas de desempenho: formar o time para disputar a Série B em 2015 e também aprimorar os atletas sub-23 em processo de formação. Ou seja, escalar os jogadores da equipe que estiverem mais bem preparados para jogar a próxima partida, mas sem deixar de dar oportunidades programadas para os promovidos da base. Ainda é preciso utilizar os não relacionados nos coletivos. Se com os campeões brasileiros sub-20 existia o futevôlei, para os que não eram considerados nem titulares nem reservas, agora, com os vencedores da Taça BH, os não aproveitados ficam conversando atrás do gol durante os treinamentos. Em vez de aprimorar, vão regredir. Messias, Diego, Dopô, Renato Bruno, Renatinho, Patrick Allan e Xavier deveriam obrigatoriamente ser escalados e trabalhados em todos coletivos.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Valorizar a posse de bola a fim de diminuir a intensidade do adversário. Esse deve ser um dos objetivos do América para enfrentar o Náutico, na Arena Pernambuco. A formação da dupla de volantes continua preocupante. Com Leandro Guerreiro o time ganha qualidade no passe, mas sem Thiago Santos perde força na marcação. Lorenzi é mais voluntarioso do que produtivo. A postura ofensiva também precisa melhorar. Felipe Amorim caiu de rendimento após o Mineiro, mas tem velocidade e habilidade para ser mais produtivo. O meia atacante deve se aproximar da grande área e acertar o complemento das jogadas. Bruno Sávio necessita ser mais ofensivo e aumentar a eficiência nos passes e conclusões. Felipe Amorim, Toscano, Bruno Sávio e Rubens poderão formar um quarteto bastante dinâmico. Mancini seria opção para começar ou entrar durante o jogo.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

O América venceu o Sampaio Corrêa, entrou no G-4, mas não demonstrou sinais de evolução. A defesa falhou nas bolas áreas. Faltou qualidade na saída de bola, que, na maioria das vezes, foi feita pelos chutões de João Ricardo. Aconteceram poucas ultrapassagens, com triangulações pelos lados e cruzamentos certeiros de Robertinho e Bryan. A linha dos três meias continuou ineficaz na troca de passes, criação das jogadas e distanciamento entre jogadores. Toscano, que novamente se destacou pelo gol, em vez de jogar aberto pelo lado, poderá ser mais produtivo pelo meio, no lugar de Mancini ou como centroavante. Bruno Sávio e Rubens aumentaram um pouco a velocidade ofensiva. Lorenzi, Tony, Henrique e Cristiano foram improdutivos. Vencer sempre é importante, mas é preciso buscar a excelência para aumentar as possibilidades de vitórias.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

A transição entre as categorias de base também é fundamental para acelerar o aprimoramento do atleta em processo de formação. Emiliano, Matheusinho e Guilherme, que disputaram a Copa do Brasil sub-17, participaram da vitória do sub-20 sobre o Betinense, por 4 a 0. Destaque para Matheusinho, que marcou dois gols. Aliás, o primeiro passo da promoção para o profissional deve acontecer antes de o jogador completar 20 anos. A lista dos 23 relacionados da equipe principal para os jogos no Independência deveria ser completada por três jogadores sub-20. Pelo menos, antecipariam a ambientação entre os profissionais. Por exemplo, Maktom, Matheusinho e Pabrício revezando com Zé Ricardo, Richarlyson, Santiago. O sub-12 foi campeão da Copa Danone, na etapa Minas Gerais. A final nacional será disputada no dia 19, na Vila Belmiro.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Se Givanildo optar por Lorenzi no lugar de Leandro Guerreiro, o técnico repetirá uma escolha que, desde o segundo tempo contra o Guarani, na primeira rodada do Mineiro, apresentou sintomas de deficiência na marcação e na saída de bola. Durante o Estadual, a comissão técnica deveria ter encontrado outras soluções para resolver o problema da falta de qualidade dos volantes na transição ou a diretoria ter contratado um segundo volante. Lorenzi é esforçado, corre o campo todo, mas acerta poucos passes para frente. Também falta acertar o posicionamento e aumentar a produtividade ofensiva. Toscano necessita ser mais agudo e finalizador. Cristiano precisa ser mais eficiente nas conclusões. Henrique terá o desafio de exercer as funções de um camisa 10: Tabelar, fazer assistências e finalizar. Bruno Sávio é opção de atacante próximo da área.