quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A causa e o efeito da desmotivação dos pratas da casa no processo de transição se confundem. Inicialmente, os promovidos não participam nem do time reserva durante os treinamentos. Perdem espaço para atletas pouco qualificados e com salários maiores. Só são escalados nos coletivos e jogos de acordo com a necessidade, devido a contusão, suspensão e, em último caso, grande sequência de erros dos contratados. Ainda assim, muitas vezes, são improvisados. A falta de oportunidade diminui a motivação. Desmotivados, estacionam no estágio de desenvolvimento profissional. Depois, os responsáveis pelas decisões no futebol transferem para o motivacional o não aproveitamento dos ex-juniores. A comissão técnica da equipe principal precisa ter capacidade para trabalhar o aprimoramento dos jogadores vindos da base a fim de formar um time mesclado.

Na reestruturação organizacional, deveria ser criado o cargo de coordenador técnico, responsável pela transição dos sub-23. Este funcionário acompanharia os jogos da base e profissional. Atuaria na montagem da equipe a fim de assegurar o desenvolvimento e aproveitamento dos promovidos. Também teria poder de vetar contratações de jovens desconhecidos, mesmo quando indicados pelo treinador, caso considere os pratas da casa mais promissores, qualificados e merecedores das oportunidades de aprimoramento na categoria principal. Enfim, teria a responsabilidade de implantar a metodologia de desenvolver o talento dos sub-23, para evitar os erros cometidos nos três últimos anos com gastos excessivos em contratações desnecessárias. Vale destacar, que Givanildo e Cláudio Prates falharam no trabalho de refinamento dos campeões brasileiros sub-20.
Contratações e renovações devem ser criteriosas, a fim de evitar gastos excessivos, montagens e desmontagens das equipes e falta de oportunidades para os pratas da casa. Possibilidades de retorno dentro de campo e financeiro, salários e condição física ideal para disputar campeonatos de alta competitividade precisam ser avaliados. Resistência, para suportar sequência de jogos, e velocidade são características físicas fundamentais. Embora os promovidos da base ainda sejam atletas em formação, os contratados só podem ocupar o lugar deles se forem jogadores qualificados, com capacidade de chamar a responsabilidade de decidir partidas. Entre um mediano e um ex-júnior, a preferência tem de ser do formado no próprio clube. Mesmo assim, é possível montar um time mesclado. Os experientes serem espelho e suporte dos mais novos. Feliz 2015.

sábado, 27 de dezembro de 2014

Embora Pedrinho tenha se destacado no Boa pelas finalizações de longa distância, a contratação de um jogador de 20 anos está mais para aposta do que reforço para ser titular. Na condição de atleta em formação, a fim de evitar o erro cometido nas contratações do Vitor Hugo e Andrei, quando os contratados participaram durante dois anos de um estágio de desenvolvimento e depois foram negociados sem o América ter lucrado com a saída deles, o Coelhão deveria ter prioridade na renovação ou direito no percentual econômico do contratado. Caso o São Paulo tenha incorrido na mesma falha de avaliação americana, em relação ao potencial e desenvolvimento dos sub-23, a produtividade do Pedrinho poderá ser de jogador quase pronto. Ainda assim, vai precisar demonstrar que está mais bem preparado que Júnior Lemos, Kaio, Patrick, Xavier e Renatinho.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Thiago Santos é esforçado na marcação, mas limitado na saída de bola e com baixa velocidade de recomposição. Apesar de não ter justificado a contratação, teve o contrato renovado para a próxima temporada. Poderá ser mais produtivo na função de típico cabeça de área, sem passar do meio-campo. Jardson foi contratado por indicação do Givanildo. A fim de formar uma equipe enxuta, sem excessos de jogadores em determinadas posições, a melhor opção deveria ter sido entre a renovação do Thiago ou a contratação do Jardson. Leandro Guerreiro também renovou. O veterano volante apresenta lentidão no reposicionamento, mas tem qualidade técnica na transição. A prioridade deveria ser para o aprimoramento e escalação do Diego, Paulinho, Renato Bruno, Júnior Lemos e Xavier. Pratas da casa com potencial para dar retorno dentro de campo e financeiro.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O América não precisa necessariamente de contratar outro superintendente para o lugar do Alexandre Faria. No novo organograma, as funções dos membros do conselho de administração e as respectivas metas de desempenho de cada um devem ser definidas. Assim, a participação dos nove presidentes será mais operacional do que analítica. A superintendência poderá ser trocada por uma diretoria executiva, com a contratação de um ou dois funcionários a fim de colocar em prática o plano de ações definido pelo conselho de administração e tratar dos assuntos gerenciais relacionados ao futebol. Flávio Lopes deve ser o coordenador técnico. Terá a missão de montar uma equipe competitiva e utilizando pratas da casa. Por ser um clube essencialmente formador e revelador de talentos, o profissional necessita trabalhar e aproveitar os promovidos.

domingo, 21 de dezembro de 2014

América-MG 2015

Wesley Ladeira e Rodrigo Silva são os primeiros contratados para 2015. Wesley, que jogou no Esportivo-RS e no Tupi, foi bastante elogiado pelos ex-diretores dos respectivos clubes, Bruno Noventa e Alberto Simão. Rodrigo Silva terá a missão de substituir Obina; oportunidade para formar um time mesclado. Os contratados, a fim de dar suporte e ocupar o lugar dos promovidos com potencial de desenvolvimento, precisam ser bem mais qualificados que os pratas da casa. Messias e Wesley na zaga, Leandro Guerreiro, Diego, Júnior Lemos e Kaio no meio de campo, mais Bruno Sávio e Rodrigo Silva no ataque, são possibilidades de escalação. Também é possível aproveitar o entrosamento e a qualidade dos sub-20 e, em alguns jogos do Mineiro, escalar Paulinho, Renato Bruno, Patrick e Xavier, com Bruno Sávio e Rubens na frente. Ainda há a opção do Renatinho.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Vitor Hugo e Andrei, atletas sub-23 em formação, durante dois anos participaram do estágio de desenvolvimento no América. Oscilaram, mas permaneceram entre os titulares. Vitor Hugo evoluiu mais rapidamente. Formou eficiente dupla de zaga com Adalberto. Os dois zagueiros deveriam ter permanecido para o próximo ano. Andrei demonstrou potencial na função de volante, que sai para o jogo e atua de uma intermediária a outra, mas precisa acelerar a velocidade de transição e recomposição e acertar mais passes. Em 2015, Vitor Hugo e Andrei, mais bem preparados, poderão ser mais produtivos, porém, no Palmeiras. Ou seja, no fim das contas, o Coelhão preparou os jogadores para outro clube. Na condição de apostas, deveria ter sido incluído um percentual nos direitos econômicos, caso houvesse interesse americana na continuação dos contratados.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O discurso de aproveitar e trabalhar os promovidos da base no profissional deve ser alinhado e planejado pela diretoria e a comissão técnica. Em 2012, o América errou no desenvolvimento e no aproveitamento dos campeões brasileiros sub-20. Faltou planejamento na escalação dos pratas da casa. Matheus poderia ter entrado no lugar de Neneca nos jogos do Mineiro e ter participado da Copa Libertadores de juniores. Lula, ter jogado mais vezes que Everton Luiz, ao lado de Gabriel. Patrick e Bryan, terem revezado com Rodrigo Hefner e Pará. China, formar o meio de campo com Dudu, Moisés e Rodriguinho, mais a participação de Kaio. Ainda oportunidades para Anderson e Lula jogarem juntos. Os atletas em formação participaram mais do futevôlei do que dos coletivos entre titulares e reservas. Só foram escalados em situações emergenciais.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Messias, Williams e Wesley Ladeira, por enquanto, são opções para formar dupla de zagueiros no Mineiro de 2015. No Campeonato Gaúcho, Wesley jogou com Jean Pierre na zaga do Esportivo de Bento Gonçalves. Luis Felipe, Ygor e Assis também participaram da equipe gaúcha. Os pratas da casa que vão retornar de empréstimos deveriam ser reavaliados. Danilo, lateral-esquerdo, só foi aproveitado no profissional do América depois de se destacar nas reavaliações. Em relação ao setor defensivo, Roger poderia ser promovido ao profissional, após a Copa São Paulo. Na função de volante, um grande reforço seria a renovação com Pablo. Oportunidades reais para Diego, Paulinho e Renato Bruno. Júnior Lemos e Xavier são opções para a segunda linha do losango. Dopô e João Vitor são outros ex-juniores merecedores de reavaliações.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Danilo, lateral-esquerdo, demorou dois anos para jogar no time profissional do Coelhão. Quando subiu, jogou duas temporadas pelo Anápolis. Depois, disputou a Série B pelo América e foi o jogador americano que mais acertou passes na competição. Emprestado ao Sport, o atleta sub-23 se destacou no meio de campo. Existem outros pratas da casa que também tiveram poucas ou nenhuma oportunidade na equipe principal, mas ainda poderão ser aproveitados. Marquinhos, João Vitor, Dopô, Luis Felipe, Ygor, Kaio e Assis são alguns ex-juniores retornando de empréstimos. Além deles, Júnior Lemos, equivocadamente improvisado na lateral direita, não teve chances reais na função de articulador. São atletas em formação, que deverão ser reavaliados na preparação para o Mineiro. Júnior Lemos e Kaio demonstraram potencial para a titularidade.

sábado, 13 de dezembro de 2014

João Ricardo, Adalberto, Vitor Hugo, Pablo, Gilson, Renan Oliveira e Willians deveriam ser os principais remanescentes em 2015. As dúvidas seriam em relação à condição física e ao custo-benefício do Elsinho, Renato Santos, Leandro Guerreiro e Obina. Oportunidade para os sub-23, Carlos Renato, Diego, Júnior Lemos e Kaio, serem mais bem-aproveitados. Ainda o aprimoramento e utilização do Marcelinho, Messias, Williams, Paulinho, Renato Bruno, Renatinho, Patrick, Xavier, Bruno Sávio e Rubens, mais a reavaliação dos jogadores que retornarão de empréstimos. Reforçar com contratações pontuais. Desse modo, as possibilidades de formar um time mesclado, competitivo e qualificado seriam maiores. O desmanche da atual equipe é preocupante. Segundo Flávio Lopes, o ideal seria a manutenção de 80% dos titulares. Coelhada Sonora, às 15h, no Matriz.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Batista, Euler, Dower e Braulinho, novos integrantes do conselho de administração e fiscal do América-MG

Batista e Euler, novos integrantes do conselho de administração, e Dower, futuro componente do conselho fiscal, participaram do time de futebol da Avacoelhada, campeão do torneio das torcidas em 1997. Batista e Dower foram os laterais. Euler comandou o meio de campo. Além do entrosamento, com a sequência de jogos no CT de Santa Luzia, o comprometimento foi fundamental na conquista do título. No início, o individualismo prevaleceu sobre o coletivo e os resultados foram negativos. Muita discussão e pouca produtividade. O mesmo empenho cobrado na arquibancada aos jogadores do América faltava para cada torcedor integrante da equipe. Depois da compreensão da responsabilidade individual e aumento da sinergia, o time engrenou. Braulinho, da Koelhomania, também vai compor o fiscal. Coelhada Sonora, sábado, às 15h, no Matriz.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Givanildo - América-MG

O grande desafio do Givanildo e da comissão técnica, em 2015, vai ser trabalhar o desenvolvimento dos atletas sub-23 no profissional. Devido ao limite orçamentário, o discurso de aproveitar os jogadores formados nas categorias de base deve prevalecer. Os promovidos ainda estão em processo de formação. Os erros cometidos no aproveitamento dos campeões brasileiros sub-20 precisam ser evitados. Quando subiram, os pratas da casa participaram mais do futevôlei do que coletivos, até entre os reservas. Poucos foram escalados, ainda assim, só em situações emergenciais, em vez de programadas. A falta de perspectiva provocou a desmotivação dos não utilizados. A metodologia de aperfeiçoamento necessita ser implantada. Pelo menos, quatro sub-23 no time titular e seis entre os reservas. Completar a lista dos 23 relacionados com três sub-20.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Vitor Hugo e Andrei - América-MG

Vitor Hugo e Andrei são promissores atletas sub-23, que tiveram oportunidades de desenvolvimento. Vitor Hugo oscilou nos jogos iniciais, mas depois se estabilizou. Neste ano, foi um dos mais regulares na campanha do América na Série B. O desempenho despertou o interesse de outros clubes, inclusive do Internacional. Talvez até para formar dupla de zaga com o ex-prata da casa Anderson Santos. Andrei também alternou bons e maus momentos. Pela sequência de jogos, era para estar em um estágio mais avançado, no processo de aprimoramento. O volante tem bastante potencial para participar da transição e recomposição, porém, precisa acelerar o movimento nos dois sentidos. No Brasileirão, caiu de produção, após o anúncio da proposta do Grêmio. Em 2015, estarão mais bem preparados, mas a renovação com o América é bastante incerta.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Conselho de Administração do América

A reestruturação americana precisa começar pelo conselho de administração. Até a denominação dos componentes é confusa. De acordo com Baltazar, em vez de nove presidentes, o conselho é formado por um presidente e oito conselheiros. Independentemente da designação, o mais importante deve ser a definição das funções. O conselho necessita ser mais operacional do que analítico. Cada componente deve ter a respectiva meta, divulgada para a torcida, com o desempenho analisado por uma comissão de sócios-torcedores, conforme previsto no Estatuto do Torcedor. Na parte executiva, trocar o modelo atual por outro mais funcional. Em vez de pagar um superintendente, dividir o salário para contratar dois executivos. Alencar, Francisco Santiago, Paulo Lasmar, Teodomiro, Batista, Euller, Fabiano e Paulo Brant são nomes especulados para o conselho.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Willians, na posição de atacante de velocidade pelos lados, aumentou a produtividade e a eficiência. Ao evitar o recuo excessivo provocado pela obrigação de marcar, ele passou a ser mais combativo. Além de adiantar a marcação, desarmou, finalizou, fez assistências e marcou gols. Pablo também se destacou, pela movimentação e pelos desarmes. Ambos são jogadores competitivos, versáteis e executores de múltiplas funções. Foram peças fundamentais na campanha da Série B. Apesar da necessidade de melhoria contínua na qualidade dos passes e das conclusões, a permanência deles deve ser considerada essencial para disputar as competições de 2015. Willians poderá formar dupla de atacantes sem posição fixa com Bruno Sávio ou Rubens, centralizado. Pablo, ser o segundo volante, a fim de participar da transição. 

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Dentro de campo, o Coelhão conquistou pontos suficientes para confirmar o acesso à Primeira Divisão. Apesar de a transpiração ter prevalecido sobre a inspiração na maioria dos confrontos, ainda assim, o time de guerreiros demonstrou capacidade até para disputar o título. Tanto é que terminou invicto contra os primeiros colocados. Venceu os dois jogos contra Ponte Preta, derrotou e empatou com o Joinville. Vale lembrar a participação do Moacir Júnior na montagem da equipe e a campanha do primeiro turno. Givanildo comandou a reação americana, depois da perda de pontos devido à falha administrativa. Flávio Lopes gerenciou a parte técnica e o harmônico ambiente de trabalho no Lanna Drummond. Mesmo com salários atrasados, os jogadores mostraram alto índice de comprometimento. Torcedores reconheceram e aplaudiram o empenho demonstrado.