domingo, 30 de novembro de 2014

Carlos Renato, Diego e Júnior Lemos foram pouco aproveitados neste ano. São atletas sub-23, ainda em formação, com grande potencial para ser trabalhado. Os três devem ser mais bem utilizados em 2015. Carlos Renato precisa melhorar a marcação e Júnior Lemos tem capacidade para jogar na função de meia. Marcelinho, Messias, Williams, Paulinho, Renato Bruno, Xavier, Renatinho, Patrick, Bruno Sávio e Rubens provavelmente serão integrados ao profissional. Marcelinho necessita aprimorar os cruzamentos. Messias deveria atuar também de quarto zagueiro. Williams é opção para zaga e lateral. Paulinho e Renato Bruno necessitam finalizar mais de longa distância. Xavier, Patrick, Renatinho, Bruno Sávio e Rubens melhorarem continuamente a qualidade do passe e finalizações. Atacarem em bloco, com velocidade, mudança de direção e sem posição fixa.

sábado, 29 de novembro de 2014

Contra o Sampaio Corrêa, apoio incondicional na arquibancada mais comprometimento e paixão por vencer dentro de campo. Só os três pontos interessam. Se ganhar de 1 a 0, será uma goleada, mas jogadores e torcedores americanos merecem uma vitória mais tranquila e convincente. Adalberto, Renato Santos e Vitor Hugo serão os zagueiros. A formação vai dar mais liberdade para Pablo avançar buscando a linha de fundo ou infiltrando pela diagonal. Mancini e Renan Oliveira deverão ser os responsáveis pela organização das jogadas ofensivas. Os dois articuladores precisam jogar mais próximos, a fim de facilitar a troca de passes, finalizações e assistências. No ataque, Willians, mais agudo, com bastante velocidade, troca dos lados e chutes de longa distância. Carlos Renato é opção de ala. Ingressos da Coelhada Sonora, a R$10, no Espetinho do Marquinho.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O América vai disputar a última vaga do G-4 com Boa, Atlético-GO, Avaí e Ceará. Ter empatado com o Icasa no Independência e outros resultados negativos fazem parte dos reveses da campanha. Os concorrentes ao acesso também tiveram os respectivos infortúnios. Para citar alguns, na condição de mandante, Avaí empatou com Oeste, Atlético-GO com Icasa, Boa com ABC e Ceará com Sampaio Corrêa. Existem outros confrontos, inclusive os diretos, que resultaram na perda de pontos. A grande desvantagem é que a equipe americana perdeu 21 pontos e, até recuperar 15, ficou na lanterna durante quatro rodadas. Ainda assim, o time de guerreiros honrou a camisa verde e preta, jogou com raça e paixão e teve forças para lutar pelo acesso. Amanhã, caminhada da torcida americana até o Independência. Saída às 13h, do Café Nice, na praça Sete.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A campanha do América na Série B foi de time vencedor. Com os pontos conquistados dentro de campo, teria garantido o acesso antes da última rodada. Poderia até ter disputado o título. Devido aos seis pontos perdidos no STJD, para terminar entre os quatro primeiros, dependerá da vitória sobre o Sampaio Corrêa, combinação de resultados e outras decisões do tribunal. O julgamento do Icasa estava previsto para hoje. A exclusão do clube cearense poderá modificar a classificação, caso os pontos conquistados pelos adversários sobre o Icasa sejam retirados ou todas as equipes, declaradas vencedoras por W. O. Ainda a possibilidade de o tribunal simplesmente aplicar multa, o que talvez possa gerar processos fora da esfera esportiva. Aliás, criar obstáculos ao pleno acesso de pessoas físicas ou jurídicas na Justiça Comum é anticonstitucional.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Carlos Renato e Xavier deveriam ser os respectivos substitutos de Raul e Gílson. Williams e Patrick também seriam opções de reposição. Mas, sem treino, não se ganha jogo. Ritmo é fundamental até para jogadores experientes. Embora dentro de campo o desempenho do time americano tenha sido para conquistar o acesso antecipadamente, a falta de planejamento da transição para o profissional continuou. Desde o início do ano, a integração, o desenvolvimento e o aproveitamento dos nascidos em 94 precisariam ser melhor executados. Além de os jogadores sub-20 completarem a lista dos 23 relacionados nos jogos em casa, participarem dos coletivos, dos treinos táticos e técnicos e entrarem em algumas partidas de acordo com as condições favoráveis. Renato Santos na zaga, com Vitor Hugo na lateral, Mancini e Tchô talvez sejam as alternativas de substituição. 

sábado, 22 de novembro de 2014

Ponte Preta é um time qualificado. Dentro de casa, terá apoio da torcida, mas não é imbatível. Um gol do Coelhão no início do jogo poderá inverter a pressão do torcedor. De qualquer modo, o América, sem se descuidar da marcação, deve buscar a valorização da posse de bola com objetividade, a fim de criar jogadas ofensivas, e aproveitar as oportunidades com bastante eficiência. Gilson precisa se aproximar de Renan Oliveira para facilitar as tabelas progressivas e os chutes de longa distância. Willians, jogar mais de atacante agudo do que de meio-campista. Receber lançamentos, partir em alta velocidade para cima da defesa adversária e finalizar. Obina, concluir com precisão as assistências e cruzamentos. Andrei, ser mais produtivo na transição. Além da parte tática, técnica e física, que a determinação também prevaleça. Blitz no Boi Vindo.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Apesar do abalo causado pela possibilidade de perder 21 pontos, das derrotas no Independência para Boa e Bragantino, e a confirmação da perda dos seis pontos, os jogadores voltaram a demonstrar alto comprometimento para buscar o acesso. Gerenciados por Flávio Lopes, comandados por Givanildo e Cláudio Prates, os atletas jogaram motivados, com bastante espírito de equipe. Mesmo com a derrota para o ABC, os empates com o Atlético-GO e o Icasa e sem apresentar futebol encantador na maioria dos jogos, o índice de aproveitamento está acima dos 70%. Mas a luta continua. Faltam duas vitórias e a combinação de resultados. Torcedores vão marcar presença contra a Ponte Preta. Caravana Onda Verde, aerovana do Tafurinho e americanos de São Paulo estarão em Campinas. Seu Ronaldo Rex, que presenciou a vitória sobre o Luverdense, vai comparecer.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O América se transformou em um time de guerreiros para vencer o Luverdense, de virada e na casa do adversário. A determinação superou a técnica. Gilson, Renan Oliveira e Willians foram os mais produtivos no primeiro tempo. Ainda assim, Gilson jogou muito aberto pelo lado esquerdo, Renan Oliveira ficou isolado e Willians recuou para marcar, em vez de ser atacante mais agudo, a fim de penetrar na área, fazer assistências e finalizar. Pablo, Raul e Andrei pouco participaram das jogadas ofensivas. Júnior Negão, com pouca mobilidade, sem passes dos meias e cruzamentos dos laterais, teve baixo desempenho. Depois do gol sofrido na etapa complementar, o Coelhão mostrou atitude vencedora, aumentou a agressividade e eficiência nas finalizações. Destaque para João Ricardo, que até pênalti defendeu.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

América-MG campeão do sub-17

Embora o principal objetivo das categorias de base seja promover jogadores qualificados para o profissional, conquistar títulos em cima de um dos rivais é bastante prazeroso. Depois de o sub-20 ter conquistado a Taça BH, ao vencer o Atlético por 3 a 2, o Coelhãozinho sub-17 também venceu o Galinho (2 a 1 no primeiro jogo e 1 a 0 no segundo) e conquistou o título mineiro do juvenil. O ataque americano foi o melhor da competição, com 50 gols marcados. O zagueiro artilheiro Victor Carvalho e Joelson foram os goleadores. Os juniores começaram a preparação para disputar a Copa São Paulo de 2015. Depois dessa disputa, a fim de acelerar a transição, os atletas nascidos em 95 deveriam começar o aprimoramento físico com a equipe principal. Pelo menos três sub-20, em processo de rodízio, estarem entre os 23 relacionados para os jogos em casa.

domingo, 16 de novembro de 2014

Renan Oliveira comandou a goleada do América sobre o Avaí. O meia de ligação entrou no segundo tempo e qualificou a capacidade criativa do time americano. Com mais poder ofensivo, o Coelhão marcou três gols na segunda etapa e criou situações para ter ampliado o placar. Gilson participou dos dois primeiros gols e Renan fez assistência perfeita para o terceiro. Aliás, Gilson e Renan Oliveira deveriam formar a dupla titular de armadores. Raul foi eficiente na marcação e na saída de bola. Adalberto, o zagueiro artilheiro, voltou a marcar. Pablo errou muitos passes, mas se destacou nos desarmes e na movimentação. Willians, na função de atacante de velocidade, está mais produtivo ofensivamente. Adalberto, Pablo e Willians também se sobressaíram pela determinação. Após os 3 a 0, seria ótima chance para Patrick ou Bruno Sávio ou Rubens.

sábado, 15 de novembro de 2014

Na segunda partida da final do sub-17, América e Atlético se enfrentam, às 10h, no CT de Santa Luzia. O Coelhãozinho venceu o primeiro jogo por 2 a 1. Destaque para o gol marcado por Richarlison. Makton, Victor Emiliano e Matheuzinho são alguns dos atletas promovidos do sub-15. Apesar do baixo orçamento e da necessidade de melhoria da estrutura de Santa Luzia, as categorias de base realizam o eficiente trabalho de formar e revelar jogadores para a equipe principal. O promissor Zé Ricardo, de 18 anos, subiu para o sub-20 e já participou da Copinha de 2014. O maior problema ainda está no processo de transição profissional. Embora o América seja um clube essencialmente formador, nos três últimos anos, os responsáveis pelas decisões erraram no aproveitamento dos campeões brasileiros sub-20 e gastaram, excessivamente, com 82 contratações.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O retorno de Gilson ao meio de campo deverá aumentar o poder de criação contra o Avaí. Ainda assim, optaria por Renan Oliveira, no lugar de Mancini, para formar a dupla de articuladores. Mancini deixou de fazer assistências, diminuiu o número de finalizações de longa distância e parou de marcar gols. Raul também precisa melhorar a produtividade na marcação, saída de bola e cruzamentos da linha de fundo. Leandro Guerreiro, a fim de evitar o desgaste desnecessário, deveria atuar mais na cabeça da área para proteger os zagueiros, em vez de combater no campo do adversário. Andrei necessita acelerar a transição e a recomposição. Willians, jogar na função de atacante de velocidade pelos lados, com infiltrações pela diagonal. Pablo, acertar mais passes, e Obina, as conclusões. Ingressos da Coelhada Sonora, no Espetinho do Marquinho, a R$ 10.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O futebol está cada vez mais dinâmico e competitivo. Velocidade, resistência, força e habilidade são características fundamentais para se alcançar alto rendimento. Até um jogador com a categoria do Ganso deve ter mobilidade a fim de sair da marcação e ser mais produtivo. Na equipe americana, Renan Oliveira tem habilidade, mas necessita demonstrar paixão por vencer. Leandro Guerreiro, Andrei e Thiago Santos são lentos na transição e no reposicionamento. Um volante fixo na cabeça da área seria mais eficiente. Tchô carece de massa muscular para superar o combate dos adversários. Mancini e Obina estão sem explosão para executar deslocamentos acelerados e com mudança de direção. Ricardinho e Bruninho foram ineficientes na troca de passes. Os voluntariosos Pablo e Willians são velozes, porém, precisam caprichar no complemento das jogadas.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Parabéns para a Avacoelhada pelos 26 anos de incentivo ao América, cobranças de melhores desempenhos e tentativa de aumentar a participação e a influência dos torcedores nas análises e tomadas de decisões. De acordo com Paulo Borges e Tafurinho, a festa vai continuar. Mantendo o nosso espírito esportivo, social e cultural, o aniversário da torcida será comemorado no dia 13 de dezembro, às 15h, no Matriz Cultural. Haverá shows de artistas americanos e convidados. Entre eles: André Guimarães, Claudão Pilha, Cássio Araújo e Rena Amado. Com a colaboração do Amarelinho, da associação de ex-atletas, também acontecerá encontro de ex-jogadores do Coelhão. Ingressos antecipados, no valor de R$ 10, no Espetinho do Marquinho. Nos bastidores, expectativa pelo anúncio da nova formação do conselho de administração para os próximos três anos.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

O rendimento do América caiu demais no segundo tempo contra o Icasa, e o time americano cedeu o empate para um adversário menos qualificado, mas bastante determinado. Pablo e Gilson diminuíram as ultrapassagens pelos lados, Tchô e Mancini repetiram a ineficiência da primeira etapa, e Andrei parou de fazer a transição. Sem a produtividade dos organizadores e o apoio dos laterais, Adalberto e Renato Santos foram os que mais acertaram passes e tiveram posse de bola. Renan Oliveira e Bruninho entraram no jogo, mas pouco acrescentaram. O desempenho de Bruninho está tão abaixo do esperado, que não justifica nem a presença do jogador entre os reservas. Em 13 jogos, o atacante fez uma assistência, duas finalizações erradas e nenhuma certa. A performance do contratado deve ser de alto aproveitamento a fim de justificar as seguidas escalações.

domingo, 9 de novembro de 2014

Na próxima quarta-feira, haverá reunião do conselho deliberativo para definição da data da eleição dos membros do novo conselho de administração. Existem mais dúvidas do que certezas sobre a formação do conselho gestor para o próximo triênio. Salum realmente vai sair ou participará de um processo de transição no futebol? Alencar, Francisco Santiago, Paulo Lasmar e Teodomiro Braga vão continuar? Glauco e Batista, que fizeram parte do grupo de apoio, serão os novos componentes? Delson Tolentino, Kouros Monadjemi, Maurício Dias e Mauro Tunes poderão ser outros participantes? Cada dirigente terá função definida com avaliação de meta de desempenho? Em relação à estrutura organizacional dos funcionários, é fundamental a criação do cargo de coordenador da transição sub-23. E contratar outro executivo para o lugar de Alexandre Faria.

sábado, 8 de novembro de 2014

Tchô e Mancini devem começar a partida contra o Icasa. Renan Oliveira vai ser opção de reposição. Os três articuladores precisam aumentar a intensidade produtiva durante a maior parte dos 90 minutos, em vez de só aparecerem em lances isolados, com lampejos de criatividade. Trocar passes qualificados, fazer assistências, finalizar e marcar gols são funções dos meias de ligação. Andrei, que também tem oscilado bastante, necessita aumentar a velocidade na saída de bola e na recomposição. Pablo e Gilson terão a missão de buscara linha de fundo e, principalmente, acertar os cruzamentos. Núbio Flávio, outro campeão brasileiro sub-20 não aproveitado no profissional do América, está no time adversário e se destacou pelo gol marcado na rodada anterior. Venda antecipada dos ingressos da Coelhada Sonora, no Espetinho do Marquinho, a R$ 10.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

No último jogo do Hexagonal Júnior, o Coelhãozinho vai enfrentar o Araxá, neste sábado, às 10h, no Lanna Drumond. Renatinho, Xavier, Pabrício e Santiago são opções para formar um quarteto superofensivo. Depois desse confronto, a equipe será dividida. Um grupo vai se preparar para disputar a Copa São Paulo. Outro deveria ser integrado ao profissional para adiantar o processo de aprimoramento físico. Marcelinho, Messias, Williams, Paulinho, Renato Bruno, Renatinho e Xavier participarem de treinos intensivos em dois períodos. Assis, que retornou de empréstimo, também poderia participar dessas atividades. Amanhã, às 10h30, na Arena do Jacaré, o sub-17 disputará a primeira partida da semifinal contra o Atlético. Embora o principal objetivo da base seja revelar atletas em formação, o costume de vencer os rivais deve ser incentivado.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O jogo-treino entre reservas do profissional e o sub-20 demonstrou muitas possibilidades de aproveitamento. Aliás, seria bem mais produtivo realizar coletivos entre a equipe principal e os juniores, com paralisações e repetições das jogadas, do que enfrentar times amadores. No time reserva do América, Diego, Júnior Lemos e Carlos Renato, que perderam espaço para jogadores menos qualificados durante o ano, mais Bruno Sávio, Patrick e Rubens. Apesar de, equivocadamente, improvisado na lateral direita, Júnior Lemos comandou a saída de bola. Rubens jogou muito centralizado, sem se deslocar pelos lados. No júnior, Zé Ricardo, no meio de campo, e Pabrício, que deu trabalho para a defesa adversária, foram as novidades em relação à Taça BH. Renatinho, na função de articulador, ao lado de Xavier, poderá ser mais eficiente do que jogando de atacante.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Caso existisse um processo de desenvolvimento e aproveitamento do sub-20, os nascidos em 94 estariam no estágio de aprimoramento físico na equipe profissional, desde o início do ano. Assim, Williams poderia ser opção para substituir Vitor Hugo ou Raul contra o Icasa. Embora seja zagueiro central, Messias também seria possibilidade de reposição na zaga. Xavier estaria mais bem preparado para entrar no meio de campo, com o retorno de Gilson para a lateral esquerda. Sem os atuais juniores, Carlos Renato, que demorou a ser operado, devido a outra falha administrativa, Tchô, Mancini, Renan Oliveira e Henrique são alternativas para o lugar de Raul. Carlos Renato, na função de meia-esquerda, marcou gol no empate por 1 a 1 com o Atlético, pelo Campeonato Mineiro. Tchô, Mancini e Renan Oliveira disputariam as duas vagas de meias de ligação.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Apesar de ter jogado mal contra o ABC, o América teve condições de vencer, principalmente devido ao baixo nível técnico do adversário. João Ricardo fez importantes defesas, mas Obina desperdiçou chances de gol. Tchô e Gilson, os principais articuladores do time, pouco apareceram. Os dois meias de ligação foram improdutivos na distribuição das jogadas, assistências e finalizações. Aliás, Gilson se destacou negativamente, em um lance que poderia ter levado cartão vermelho. Até Leandro Guerreiro, um dos mais regulares da equipe, errou passes que não costuma errar. Raul repetiu as falhas anteriores na marcação e os muitos erros na saída de bola e cruzamentos. Mancini e Bruninho nada acrescentaram. Bruninho foi relacionado para 19 jogos, participou de 12, acertou um passe decisivo e não fez nenhuma finalização certa.

domingo, 2 de novembro de 2014

Baltazar foi reeleito presidente do conselho deliberativo. A eleição mais preocupante será a do novo conselho gestor. Embora grande parte da torcida seja favorável ao presidencialismo, o sistema administrativo com nove presidentes continuará nos próximos três anos. Esta forma de administração dificulta a entrada de novas lideranças porque o primeiro cargo de um novato será o de presidente. O organograma atual não tem funções definidas. Cada presidente deveria ter responsabilidades diferenciadas ou as decisões serem tomadas de comum acordo entre os nove? Haverá um responsável pelas categorias de base, pela transição dos sub-23 e pela equipe profissional? O cargo de superintendente deveria ser extinto. Seria mais funcional a contratação de um novo diretor executivo e a efetivação do Flávio Lopes na coordenação técnica do futebol.

sábado, 1 de novembro de 2014

Magrão deve ser o substituto de Andrei contra o ABC. Oportunidade para o veterano jogador, ao lado do experiente Leandro Guerreiro, demonstrar capacidade de qualificar a saída de bola com troca de passes. Raul precisa ser mais produtivo nos desarmes e eficiente no apoio. Pablo também necessita maximizar os lançamentos e cruzamentos precisos. Gilson deve jogar mais próximo do outro articulador, a fim de facilitar a distribuição das jogadas ofensivas. Tchô, Mancini e Renan Oliveira, opções para formar dupla com Gilson, precisam ser mais intensos na combatividade. A produtividade de Willians dependerá do posicionamento adiantado do atacante. Quanto mais agudo for, sem se desgastar tanto na marcação, maiores serão as chances de acertarem finalizações. Bruno Sávio e Rubens deveriam ter sido relacionados. Blitz no Itatiaia Bar.