quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O organograma americano continua sem definição específica das respectivas funções. Na reunião na FMF sobre o arbitral do Mineiro de 2015, o representante do América foi o superintendente Alexandre Faria. O presidente Gilvan de Pinho Tavares e o supervisor Benecy Queiroz representaram o Cruzeiro. Eduardo Maluf, na condição de diretor de futebol, representou o Atlético. Nenhum dos nove presidentes do conselho administrativo do Coelho compareceu. Nem o supervisor do profissional, Guilherme Spagnuolo. Flávio Lopes continuou o trabalho técnico no Lanna Drumond. O acúmulo de tarefas e a centralização das decisões administrativas são empecilhos para o trabalho em equipe de alto desempenho. O novo conselho gestor, que será eleito no início de dezembro, além de trocar Alexandre Faria por outro executivo, precisa definir as próprias metas.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

O time americano recuperou a competitividade perdida devido à irregularidade de Eduardo. Sob o comando de Givanildo, as ligações diretas entre defesa e ataque diminuíram. Com a participação de Adalberto, além do aumento da segurança defensiva ao lado de Vitor Hugo, a saída de bola ficou mais bem trabalhada, sem o excessivo uso de chutões. Gilson assumiu a condição de principal meia-atacante. Qualificou o poder criativo, as finalizações e marcou gols. Renan Oliveira, Tchô e Mancini tiveram bons momentos, mas precisam ser mais produtivos na organização das jogadas. Willians, na função de atacante agudo, poderá aumentar a força ofensiva se for mais eficiente nas finalizações. Outros pontos de melhoria: Leandro Guerreiro e Andrei desarmarem na intermediária; Pablo e Raul acertarem mais passes e cruzamentos precisos da linha de fundo. 

domingo, 26 de outubro de 2014

Em jogo de ataque contra defesa, o Coelhão dominou o América-RN, finalizou mais vezes, mas foi pouco eficiente nas conclusões. O gol sofrido resultou de uma falha na saída de bola do Pablo e recomposição do setor defensivo. Com um jogador a mais desde o primeiro o tempo, Givanildo deveria ter feito a primeira mudança durante o intervalo. Mancini poderia ter entrado no lugar do Raul, que se complicou quando tentou ser mais ofensivo. Outra opção seria a saída de um volante para a entrada de outro meia ou atacante. No fim das contas, prevaleceu o empenho dos jogadores dentro de campo, incentivados pela participativa torcida americana, na arquibancada. Apesar de erros na formação da equipe, principalmente a falta de planejamento para aprimorar os pratas da casa, ainda assim, o trabalho do Flávio Lopes demonstra bastante eficiência.

sábado, 25 de outubro de 2014

América e Villa Nova se enfrentam, às 16h, no Lanna Drumond, pelo hexagonal júnior. Com o time bastante modificado em relação ao que conquistou a Taça BH, o Coelhãozinho venceu o Atlético, por 2 a 1, na rodada anterior. Santiago, o artilheiro colombiano, marcou um dos gols e foi um dos destaques da partida. Glauco, Danylo, Brunão, Kevim e Diego formaram o novo setor defensivo americano. Christian, Zé Ricardo, Wayni e Iran foram as outras novidades. No segundo semestre, Milagres começou a preparação a fim de disputar a Copa São Paulo 2015. Após a copinha, os atletas em formação, que estiverem no último ano do sub-20, também deveriam iniciar o aprimoramento físico diferenciado entre os profissionais. Na semifinal do sub-15, América e Cruzeiro, às 10h, em Santa Luzia. Pela semifinal do sub-17, América e Usipa, às 10h30, em Ipatinga.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014




Presidencialismo ou conselho administrativo? Em tempos de eleições e de pesquisas de opinião, o sistema presidencialista, com 82% dos votos, foi o vencedor na enquete realizada no grupo da Avacoelhada no Facebook. A falta de definição das funções de cada um dos dirigentes do atual conselho do América é um dos motivos da grande rejeição. Embora sejam nove presidentes, Salum é considerado, por grande parte dos americanos, o principal responsável pela tomada de decisão. No sistema presidencialista, pelos menos, haveria um organograma com as responsabilidades dos vice-presidentes e respectivos diretores. Mas a alteração, prevista para dezembro, será só a nova composição do conselho gestor para os próximos três anos. Outra mudança bastante esperada pela maioria da torcida é a saída de Alexandre Faria e a contratação de um novo executivo.
O Coelhão demonstrou bastante determinação, lampejos de criatividade e eficiência nas finalizações, na vitória sobre o Oeste. No primeiro tempo, o time americano avançou mais vezes, principalmente pelo lado direito, com Pablo e Willians. Porém, Pablo errou muitos cruzamentos, Raul e Gilson apareceram pouco na parte ofensiva pelo lado esquerdo, e foram poucas jogadas construídas. O gol saiu por meio de um chute de longa distância de Tchô. Na segunda etapa, Gilson organizou a jogada para o gol de Willians. Aliás, Gilson, centralizado, é mais produtivo do que aberto pelas beiradas. Destaque para o oportunismo de Willians, que teve o esforço recompensado pelos dois gols marcados. Apesar do comprometimento tático na dupla função de defender e atacar, o meia-atacante deveria ser mais agudo a fim de aumentar o poder ofensivo.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

O desenvolvimento de Diego estaria mais adiantado se o atleta, em período de formação, tivesse jogado mais vezes depois do Mineiro. Desde modo, poderia substituir Leandro Guerreiro contra o Oeste. O volante da base perdeu espaço para jogador menos qualificado. Thiago Santos, mesmo sem ter convencido, foi relacionado para 30 partidas e participou de 17 jogos da Série B. Andrei, bastante ineficiente nos desarmes, com muitos erros de passes e em queda livre de rendimento manteve a titularidade. Ainda assim, Fábio Caballero e Doriva também não tiveram oportunidades. Magrão e Rubens devem ser as novidades do time. A produtividade do Rubens vai depender das assistências recebidas. Além de bom finalizador, o centroavante executa bem a função de pivô para os meias e atacantes finalizarem. Bruno Sávio é opção ofensiva com Rubens.

domingo, 19 de outubro de 2014

Faltou poder de criação ao América no empate com o Paraná. O time americano, com muitos erros de passes, foi bastante competitivo, mas pouco ofensivo, até quando ficou com um jogador a mais, no segundo tempo. Apesar de a jogada do pênalti ter começado com uma finalização de Pablo da intermediária, nas poucas vezes em que o lateral-direito e Raul buscaram a linha de fundo, erraram os cruzamentos. Bruninho e Ricardinho mantiveram a improdutividade nas trocas de passes e nos complementos das jogadas. Andrei continuou ineficiente nos desarmes, nas finalizações de fora da área, e lento na saída de bola e na recomposição. Tchô, isolado pelo centro, criou pouco e finalizou sem perigo. Obina e, depois, Rubens não receberam assistências dos meias nem lançamentos dos laterais. Willians defendeu mais do que atacou. Magrão entrou para pegar ritmo.

sábado, 18 de outubro de 2014

América e Atlético, domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, pelo Hexagonal Junior. Renatinho, um dos artilheiros do time, renovou contrato. Renato Bruno vai ser o próximo a renovar. Marcelinho, Messias, Williams, Paulinho, Xavier, Patrick, Bruno Sávio e Rubens já haviam renovado. Só Rubens adiantou o processo de aprimoramento na categoria principal. Bruno Sávio e Patrick ficaram na transição depois da Taça BH. A fim de acelerar o desenvolvimento técnico e físico, a partir de novembro, inclusive por iniciativa dos próprios jogadores, todos deveriam intensificar o ritmo dos treinos e começarem a treinar mais vezes em dois períodos. Passarem por avaliação fisiológica, nutricional e psicológica. Ainda são atletas em formação, que precisam ser trabalhados até o sub-23. No Sub-17, América e Manchester, hoje, às 15h30 no CT Lanna Drumond.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Xavier, o promissor meia de ligação do sub-20, seria o natural substituto de Gilson no confronto com o Paraná, caso estivesse desde o início do ano no estágio de aprimoramento tático, técnico, físico e psicológico, supervisionado pela equipe profissional. Carlos Renato também deveria ser opção de reposição. Nos dois últimos jogos, Gilson se destacou na função de articulador, com muita movimentação, infiltrações dentro da área e finalizações precisas. Embora Bruninho e Ricardinho tenham melhorado o aproveitamento nos treinamentos, precisam melhorar o desempenho durante os jogos. Magrão é alternativa para jogar com três volantes. Renato Santos, para utilizar três zagueiros. Bruno Sávio, aposta ofensiva. O Coelhão deve buscar o equilíbrio entre atacar e defender com a máxima eficiência. Blitz no Rancho Mineiro do Coração Eucarístico. 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Assembleia geral ordinária, às 19h30, na sede do América, no Boulevard. Segundo Baltazar, houve uma grande falha de comunicação sobre a decisão relativa ao sócio-torcedor ocorrida na última reunião, realizada em agosto. De acordo com o atual presidente do conselho deliberativo, o associado Onda Verde adimplente, com dois anos de admissão, até a data do encontro anterior, tem o direito estatutário garantido de fazer parte do conselho e ao voto. A mudança foi em relação aos sócios que ainda não completaram o prazo estipulado. Para esses serão criados critérios de admissão. De qualquer modo, ao contrário do divulgado por alguns conselheiros, o sócio-torcedor permaneceu no estatuto. Caminho mais praticável de promover integração e renovação e criar lideranças. Aliás, a participação do sócio também está prevista no estatuto do torcedor.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A entrada do Adalberto no time titular coincidiu com o anúncio da irregularidade do Eduardo. A divulgação dessa falha administrativa prejudicou bastante o trabalho técnico do gerente de futebol Flávio Lopes. O América caiu tanto de rendimento com esse erro extra-campo que até o treinador Moacir Júnior foi dispensado. Além da queda coletiva de desempenho, Adalberto jogou improvisado de lateral e de quarto-zagueiro. Ainda enfrentou adversários qualificados: Ceará, fora de casa, e Vasco. A performance do defensor começou a melhorar depois da recuperação dos 15 pontos no tribunal e a sequência de jogos ao lado do Vitor Hugo. Adalberto tem se destacado pelas rebatidas e antecipações. Poderá se tornar o xerifão da defesa americana, caso continue a evolução. Renato Santos, de terceiro zagueiro, é opção para aumentar a segurança defensiva.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Em vez da utilização de dois jogadores abertos pelos lados opostos e um isolado pelo centro, os três meias-atacantes do 4-2-3-1 ficaram mais próximos nos jogos contra Náutico e Portuguesa. A aproximação dos meias facilitou a troca de passes, a criação das jogadas ofensivas e o aproveitamento das oportunidades criadas. Nos sete gols marcados, seis foram por meio de lances construídos com a participação de Willians, Gilson, Renan Oliveira, Tchô e Obina. Destaque para a movimentação do Willians, finalizações do Gilson e oportunismo do Obina. Ainda assim, o time caiu de produtividade contra a Lusa, principalmente devido à queda de rendimento do Raul, do Andrei e do Tchô no segundo tempo. Raul deveria ter avançado mais e caprichado nos cruzamentos. Andrei precisa aumentar a velocidade, o número de desarmes e acertar mais passes e conclusões.

domingo, 12 de outubro de 2014

Os promovidos do sub-20 ainda são atletas em processo de formação. O desenvolvimento deve continuar na equipe profissional até o sub-23. No organograma de 2015, deve ser criado o cargo de Coordenador de Transição, com objetivo de planejar, orientar e acompanhar o refinamento e aproveitamento dos ex-juniores. O técnico também precisa entender que é funcionário de um clube essencialmente formador. Aproveitar o talento fabricado na categoria de base é valor cultural do América. Nas funções do treinador deveriam constar: metodologia de aperfeiçoamento dos jogadores sub-23; escalação de no mínimo um prata da casa entre os titulares; pelo menos cinco entre os reservas. Nos jogos no Independência, usar mais três atletas do júnior na relação dos 23 convocados. Com a redução do custo, contratar reforços pontuais para qualificar o time.

sábado, 11 de outubro de 2014

O Coelhão deve minimizar os erros anteriores a fim de evitar riscos desnecessários. Adalberto e Vitor Hugo guardarem as respectivas posições, sem saírem tantas vezes da grande área para combater os atacantes. Guerreiro e Andrei precisam marcar mais na intermediária, em vez de avançar para dar o primeiro combate no campo do adversário, deixando os zagueiros desprotegidos, e os laterais, sem cobertura. Andrei precisa aumentar a velocidade na saída de bola e no reposicionamento. Pablo e Willians, superimportantes na transição e na recomposição, serem mais eficientes no complemento dos lances. Raul executar ultrapassagens e cruzamentos certeiros. Gilson e Renan ou Tchô participarem da criação e das conclusões. Obina, artilheiro de ofício, aproveitar as oportunidades. Magrão, Bruno Sávio e Rubens são opções. Encontro no Espeto do Marquinho.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

América e Cruzeiro disputam clássico pelo hexagonal sub-20, amanhã, às 15h30, em Pará de Minas. Oportunidade para Milagres escalar Renatinho, Xavier, Patrick e Bruno Sávio. Quarteto ofensivo, sem posição fixa, com muita habilidade, velocidade e capacidade de envolver as defesas adversárias por meio da troca de passes qualificados. Marcelinho, Renato Bruno e, às vezes, Paulinho também colaboram com o aumento da combatividade do time americano. Messias e Willians aumentam a segurança defensiva. Rubens e os jogadores citados estão no último ano de juniores. Todos deveriam ter os contratos renovados e pelo menos iniciado o aprimoramento físico com a equipe profissional. A gestão americana, devido à falta de planejamento, falhou no desenvolvimento e no aproveitamento dos campeões brasileiros sub-20 e participantes da Libertadores.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Gilson, Willians, Renan Oliveira e Obina participaram da construção ou finalização das jogadas dos quatro gols marcados contra o Náutico. O time americano teve grande eficiência nos contra-ataques e finalizações. João Ricardo se destacou pelas importantes defesas. Raul e Andrei foram os destaques negativos. Aliás, Andrei caiu de produção depois da Copa do Mundo. Diego e Júnior Lemos, pelo menos entre os relacionados, deveriam ter mais oportunidades. Vale lembrar que Júnior Lemos sempre se sobressaiu nas categorias de base devido à qualidade dos passes, cruzamentos e assistências para as conclusões dos atacantes. Vai ser mais produtivo no meio de campo do que improvisado na lateral. Em compensação, Bruninho e Ricardinho, caso continuem sem demonstrar capacidade de disputar a titularidade, devem perder até a condição de reservas.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Apesar de a maioria da torcida americana esperar a saída de Alexandre Faria da superintendência, as mudanças precisam ser mais amplas. Trocar o superintendente por outro executivo deve ser diferente de mudar treinador durante a competição. O América necessita ser repensado, replanejado e profissionalizado. Todos os funcionários terem metas definidas, e os desempenhos serem analisados periodicamente. A participação dos nove presidentes no conselho administrativo é bastante questionável. Muitos torcedores consideram que no sistema presidencialista as funções e responsabilidades dos vice-presidentes e diretores ficam mais bem definidas. O canal de comunicação com a torcida necessita ser criado por meio de reuniões programadas entre a diretoria e os associados Onda Verde. O sócio-torcedor precisa ser mais influente nas decisões sobre o futebol.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Givanildo deveria utilizar o 3-5-2 para enfrentar o Náutico. O time ficaria mais bem distribuído dentro de campo. Adalberto, Renato Santos, na sobra, e Vitor Hugo formariam o trio defensivo. Pablo e Gilson jogariam nas laterais. Leandro Guerreiro e Andrei protegeriam a zaga e as subidas dos alas e trabalhariam a saída de bola. Renan Oliveira seria o meia de ligação mais próximo de Willians e Obina. Os três zagueiros protegidos pelos volantes aumentariam a consistência defensiva, enquanto os alas teriam mais liberdade para explorar as fundamentais jogadas pelos lados e cruzamentos da linha de fundo. Pablo, Gilson, Andrei e Willians precisam ser mais eficientes na troca de passes e assistências. Magrão, Tchô e Rubens, único prata da casa no banco de reservas, seriam as opções de substituição. Blitz do Coelhão na Choperia Santa Tereza. 

domingo, 5 de outubro de 2014

A saída de Moacir Júnior e entrada do Givanildo deveriam provocar mudanças entre os relacionados, titulares e sistema tático, mas os defeitos continuaram contra o Atlético-GO. Sem contar com os atuais sub-20, que enfrentaram o Cruzeiro pelo Hexagonal do Mineiro, Diego e Júnior Lemos também ficaram fora da lista dos convocados. Aliás, Júnior Lemos deve ser opção ofensiva para atuar no meio-de-campo. Magrão e Doriva são jogadores para serem titulares ou dispensados. Daqui a 11 rodadas o campeonato termina e, desse modo, os dois vão receber sem jogar até o fim da competição. Raul foi improdutivo nas ultrapassagens e cruzamentos da linha de fundo. Ele e Gilson são dois laterais para executarem a função de um. Thiago Santos e Bruninho nada acrescentaram. Segunda-feira, às 17h, na sede do América, 13° aniversário da Associação de Ex-Atletas.

sábado, 4 de outubro de 2014

América e Cruzeiro se enfrentam no hexagonal do Mineiro, às 15h, em Pará de Minas. O ritmo do time americano caiu bastante nos segundos tempos dos quatro últimos confrontos. Nos dois jogos contra o Vasco pela Copa do Brasil e contra Atlético e Villa Nova pelo Estadual, o Coelhãozinho sofreu nove gols nas etapas complementares. Além do desgaste físico provocado pelos seguidos jogos da Taça BH, Marcelinho, Roger, Paulinho, Renato Bruno e Bruno Sávio sofreram lesões durante e depois da competição. Os atletas em formação do sub-20 que estiverem no último ano do júnior deveriam ter tratamento diferenciado, participarem da preparação física, fisiológica, orientação nutricional e psicológica com o departamento da equipe profissional. Assim, estariam mais bem preparados fisicamente para serem escalados nos jogos do time principal.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Apesar da falha administrativa do América na utilização de Eduardo, a CBF não pode ficar isenta e simplesmente transferir a responsabilidade do erro para o clube. O STJD, antes de tirar pontos conquistados em campo até sem a participação do jogador nas quatro partidas, deve exigir da CBF maior controle dos contratos registrados. A CBF é a entidade máxima do futebol brasileiro responsável pelos registros. O jogador deveria ter condições de jogo a partir do momento em que o nome dele conste no BID. Ainda assim, as equipes precisariam ser avisadas sobre irregularidades verificadas depois do registro. Além do mais, o regulamento específico das competições cita uma coisa, o geral, outra, e o da Fifa discorda dos dois. Enquanto isso, o caso Petros, do Corinthians, está sem definição, e o Botafogo foi alertado pela CBF sobre a irregularidade do Jobson.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Com a vantagem de ter vencido o jogo de ida por 2 a 1, o América enfrenta o Vasco, pela Copa do Brasil Sub-20, às 15h, no Rio de Janeiro. Na primeira partida, o Coelhãozinho dominou o adversário no primeiro tempo, mas o ritmo caiu na segunda etapa. No Hexagonal do Mineiro, no empate com o Villa Nova por 2 a 2, também houve queda de rendimento no segundo tempo. Renatinho marcou 15 gols no estadual. É um meia atacante diferenciado, que está atrasado no desenvolvimento físico. Até o momento o contrato não foi renovado. De acordo com a Base, o Departamento Profissional precisa fazer um trabalho especial com o jogador. Segundo o Departamento Profissional, a Base deve solicitar esse refinamento. Para um clube que contratou jogadores com salários elevados e que não deram retorno, o custo do investimento no Renatinho é muito baixo.