domingo, 30 de março de 2014

América e Atlético disputam o segundo jogo da semifinal, às 18h30, no Independência. Embora as possibilidades de classificação sejam pequenas, o Coelhão deve buscar a vitória de modo convincente. O time americano está em formação desde que o de 2011 começou a ser desmontado. Ainda assim não encontrou a formação próxima do ideal. Na partida anterior, Tchô ficou muito isolado na criação, com Willians e Ricardinho abertos pelos lados. Com a suspensão de Willians, mais uma oportunidade para Elvis demonstrar condições de permanecer na equipe e disputar a titularidade na Copa do Brasil e na Série B. Elsinho e Gilson precisam marcar os adversários de perto a fim de evitar a origem dos cruzamentos. Diego deve jogar recuado, quase de terceiro zagueiro, enquanto Andrei avança mais. Obina voltar a ser o centroavante referência.

sábado, 29 de março de 2014

Pelo Campeonato Mineiro sub-20, América e Real se enfrentam às 15h, no CT Lanna Drumond. A provável formação do time americano não foi divulgada no site até ontem, na parte da manhã. No amistoso contra o União a escalação inicial de Milagres foi: Glauco; Danylo, Messias, Willians e Bombeta; Paulinho, Cristian, Renato e Renatinho; Patrick e Sávio. Por ser um clube essencialmente formador e revelador de pratas da casa, o principal objetivo das categorias de base deve ser o de potencializar a capacidade técnica do atleta em formação a fim de ser aproveitado no profissional. Até o promovido mais bem-preparado, principalmente em termos de fundamentos, ainda assim vai precisar passar pelo desenvolvimento programado pela comissão técnica da equipe principal. Segundo Geoff Colvin, o sucesso depende mais da prática do que do talento.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Igor Rayan, André, Pablo e Júnior Negão são os novos contratados para a temporada 2014. O perfil das contratações a fim de disputar a Copa do Brasil e a Série B deve ser de jogador em condições de brigar pela titularidade e não apenas compor o grupo. Igor Ryan, de 20 anos, provavelmente não terá oportunidades. Os pratas da casa de outros clubes também não estão prontos. Ainda mais na posição de goleiro, que leva um tempo maior de aprimoramento. Tanto é que Jordan e Hugo foram emprestados. André deve ser o substituto de César Lucena. Mesmo assim, existe a necessidade de outro zagueiro. Gualberto, nosso melhor defensor de 2013, seria um grande reforço. Embora Pablo estivesse jogando na função de volante no Tombense, possivelmente será opção para a lateral direita. Júnior Negão vai ter o desafio de substituir Alessandro e Fábio Júnior.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Embora o desempenho do time americano no clássico contra o Atlético tenha sido abaixo do esperado, pelo menos três jogadores de linha demonstraram espírito de decisão. Gilson, Tchô e Ricardinho estiveram no clima de uma semifinal de campeonato. Falharam tecnicamente, mas entenderam que durante o confronto quem está do outro lado é adversário em busca do mesmo objetivo. Nos jogos decisivos, cada dividida deve ser disputada sem direito a perder a posse da bola. Evitar marcar o oponente com os olhos. Pressionar a arbitragem, igual os jogadores atleticanos sempre fazem quando jogam no Independência. No momento da reclamação, todos participarem a fim de impedir a intimidação. Para superar grandes desafios, além de potencializar a parte tática, técnica e física, precisa ter atitude vencedora. Jogar os 90 minutos com paixão por vencer.

quarta-feira, 26 de março de 2014

A bola pune, o gol consagra, mas também castiga. Segundo Daniel Moraes, sobrinho do saudoso Tremendão, existe uma relação bilateral entre artilheiros e os gols marcados por eles. O artilheiro que menosprezar o gol também vai ser menosprezado. Ao marcar duas vezes contra o rival Atlético e não comemorar os gols feitos, Obina desagradou parte da torcida americana. Coincidentemente, a partir desse clássico, o jogador caiu de produção. Está há cinco jogos sem marcar gols. As cobranças aumentaram, inclusive pelo dúbio relacionamento com a torcida atleticana. Afinal, os gols são os destaques dos programas esportivos, objetos de desejo dos atacantes e o maior momento de vibração durante as partidas. Quando a fase técnica e física deixa a desejar, a superação é obtida pelo aumento da carga de trabalho por meio de treinamentos intensivos.

terça-feira, 25 de março de 2014

O gol marcado com menos de dois minutos de jogo colaborou com as diferentes atuações no primeiro confronto da semifinal. A vantagem inicial aumentou a confiança do rival. O time americano, em formação durante a competição, buscou o empate, mas sem poder de reação. Até os experientes Leandro Guerreiro, improvisado na zaga, e Obina, com dificuldade para dominar a bola e fazer tabelas, renderam menos do que o esperado. Destaque para Matheus, um dos melhores goleiros sub-23 do Brasil. Independentemente do baixo desempenho americano, houve impedimento no primeiro gol do Atlético, e o pênalti foi inexistente. O gol em situação legal de Jô foi invalidado, mas o resultado estava definido. Vale lembrar que, no clássico anterior, o mesmo árbitro deixou de marcar pênalti em Obina. Árbitros de outros Estados pelo menos minimizam os erros.

domingo, 23 de março de 2014

América e Atlético disputam o primeiro confronto da semifinal do Mineiro, às 16h, no Independência. No setor defensivo, o time americano, com bastante determinação, deve evitar as ultrapassagens de Marcos Rocha, bloquear as triangulações pelos lados, com a participação de Tardelli, e inibir a criação de Ronaldinho Gaúcho. Mas, para combater a agressividade do adversário, o Coelhão também precisa ser agressivo. Elsinho e Gilson buscarem a linha de fundo e as infiltrações pela diagonal. Diego e Andrei qualificarem a transição entre defesa e ataque. Tchô, Willians e Ricardinho participarem das tabelas, finalizações e assistências para Obina. Elvis é opção ofensiva de substituição. Cleisson Veloso vai ser o árbitro, preferencialmente sem as influências de Leonardo Silva e dos demais jogadores atleticanos. Decatropeirão no Bar da Sandrinha.

sábado, 22 de março de 2014

Flávio Lopes

Flávio Lopes faz parte da história vitoriosa do América. Na função de jogador, participou da conquista do Campeonato Mineiro de 1993, como camisa 10, articulador e marcador de gols. No cargo de técnico, teve participação no processo de formação de importantes atletas revelados pelas categorias de base para o profissional, dentre eles, Edson, Michael, Ruy, Claudinei, Fabrício, Tucho, Alessandro, Álvaro, Emerson e Rodrigo, campeões da Sul-Minas em 2000 e do Mineiro em 2001. Aliás, para conquistar a Sul-Minas, o Coelhão derrotou grandes clubes do futebol brasileiro. Pelo alto nível da competição, muitos americanos consideram que seja o nosso título mais importante. Na condição de gerente de futebol, demonstra competência a fim de superar o desafio de consertar os erros dos últimos dois anos e montar uma equipe mais qualificada que a de 2011.

sexta-feira, 21 de março de 2014

O Coelhão está acostumado a enfrentar clubes com grandes torcidas. Sem temer a quantidade do público adversário, disponibilizou 12 mil ingressos para o visitante no confronto do próximo domingo, às 16h, contra o Atlético, no Independência. Jogador que sentir pressão de torcedor está fadado ao fracasso. Nacional, do Paraguai, Tombense e o próprio time americano, durante o primeiro tempo do último clássico, demonstraram que comprometimento, atitude vencedora e postura ofensiva dentro de campo superam a vantagem numérica da arquibancada. A influência da maior torcida sobre a arbitragem é mais preocupante. Nos últimos 14 anos, só dois pênaltis foram apitados a favor do América nas partidas oficiais contra os rivais. Ainda assim, marcados contra o Cruzeiro e por árbitros de outros Estados: Paulo César Oliveira (2000) e Vuaden (2012).

quinta-feira, 20 de março de 2014

No primeiro confronto da semifinal do Mineiro, a escolha do local da partida contra o Atlético e a carga de ingressos para a torcida adversária também provocaram divergência de opiniões entre os americanos. Alguns torcedores optaram pelo Mineirão, com maior disponibilização possível de bilhetes para os atleticanos comparecerem em número elevado a fim de aumentar a rentabilidade americana. Os torcedores que escolheram o Independência discordaram sobre a quantidade disponível para os visitantes. Uns limitariam em 10%. Outros consideraram a importância do lucro. O mando de campo e a renda desse jogo são do América. A diretoria decidiu jogar no Independência. Devido à previsão de transmissão pela TV aberta, talvez a presença de público do oponente não seja tão grande. A concentração da torcida americana será no portão 3, da Pitangui.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Apesar da improdutiva e ineficiente pré-temporada, o América demonstrou capacidade de evolução, durante a primeira fase do Mineiro. Nas rodadas iniciais, o time americano apresentou defeitos táticos, técnicos e físicos, em todos os setores. Faltou, principalmente, qualidade na criação das jogadas, devido aos excessivos erros de passes. Após a contratação do Moacir Júnior e as escalações do Elsinho, Renato Santos, Diego, Tchô e Ricardinho, o número de passes certos, a competitividade e combatividade aumentaram progressivamente. Com a valorização da posse de bola e velocidade na transição, mais oportunidades foram criadas e aproveitadas. Embora ainda necessite de ajustes, afinal a melhoria precisa ser contínua, as virtudes começaram a superar os defeitos. Jogar com paixão por vencer será fundamental na superação do próximo desafio.

terça-feira, 18 de março de 2014

O Coelhão confirmou a reação americana no campeonato e conquistou vaga para o G-4, ao vencer a Caldense, por 2 a 1, de virada e na casa do adversário. Sob o comando de Moacir Júnior, o time americano demonstrou bastante determinação a fim de buscar a vitória durante os 90 minutos. Além do comprometimento coletivo, destaque para as participações de Diego, Willians e Tchô. Aliás, Willians novamente foi voluntarioso no combate e eficiente nas assistências. Carlos Renato e Elvis aumentaram a agressividade no segundo tempo. Ambos tiveram chances para marcar gols, mas foram impedidos pelas defesas de Gilberto. Elvis ainda chutou uma bola na trave. Apesar da previsão de transmissão pelo canal 222 da Net, lamentavelmente os assinantes dessa operadora não assistiram à decisiva partida. Só a Sky transmitiu a importante conquista do América.

domingo, 16 de março de 2014

Na última rodada da primeira fase do Mineiro, o América busca a classificação para o G-4. Com o objetivo de superar as condições adversas, de visitante, gramado e da formação do time durante a competição, enfrenta a Caldense, às 16h, no Ronaldão, em Poços de Caldas. Embora seja na casa do adversário, o time americano precisa manter a postura ofensiva a fim de buscar a vitória. Carlos Renato e Henrique disputam a vaga de Gilson, suspenso por ter recebido o terceiro amarelo. Assim, a formação tática pode ser transformada em 3-5-2, com o recuo de Diego para a zaga, Leandro Guerreiro na função de líbero e a liberação dos alas. Elsinho, Andrei, Tchô, Willians e Henrique devem ser os principais responsáveis pela transição entre defesa e ataque. Ricardinho é opção ofensiva de velocidade pelos lados. Blitz no Asas Moto Bar, Jacuí, 3.340.

sábado, 15 de março de 2014

Na Super Copa Imef, rodada dupla no CT de Santa de Luzia, contra o Recanto Pitangui. O confronto do sub-13, treinado por Roberto Afonseca, começa às 14h30. No segundo jogo, o sub-14, comandado por Fábio Brostel. Sub-10, 11 e 12 também participam da competição. Os treinos dessas categorias são realizados no Clube Topázio. Os campeonatos do sub-15, 17 e 20 ainda não começaram. Sub-15 e 17 treinam em Santa Luzia e sub-20, no Lanna Drumond. O grupo “Somos Todos Americanos”, criado com o objetivo de colaborar na melhoria das condições de trabalho dos atletas e funcionários da base, continua em plena atividade. Cristiano Emery e torcedores comandam ações voluntárias, de acordo com as opções dos colaboradores, a fim de atender necessidades básicas dos atletas em formação e das comissões técnicas. Adesões: cristiano@jairoleos.com.br.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Na vitória sobre o Boa, por 2 a 0, o América dominou o adversário nos dois tempos da partida. Jogadas construídas foram transformadas em gols no primeiro tempo. Com a vantagem no placar, a postura ofensiva e a busca pela vitória continuaram na segunda etapa. Apesar de alguns erros nos últimos passes e nas finalizações, houve melhoria na organização criativa. Além do destaque coletivo, vários destaques individuais. Willians fez assistências precisas. Aliás, o voluntarioso jogador está mais eficiente nos passes, em 2014. Tchô demonstrou oportunismo e habilidade. Elsinho teve importante participação ofensiva. Andrei melhorou na marcação. Diego desarmou e fez lançamentos precisos. Henrique foi mais agressivo por meio de cruzamentos certeiros. Leandro Guerreiro e Lula mantiveram a segurança defensiva. Faltou Obina ser mais produtivo. 

quinta-feira, 13 de março de 2014

Falta uma rodada para o fim da primeira fase do Mineiro. Ainda assim, jogadores contratados foram pouco aproveitados durante a competição. Uns nem ficaram no banco de reservas. Outros jogaram poucas vezes. Bernardo, Diogo Dolem, Caio Dantas e Wéverton são alguns dos sub-23, com poucas ou sem oportunidades, que não foram relacionados para o confronto contra o Boa. Marcelo Rosa foi emprestado para o ABC. Os juniores promovidos de outros clubes também não estão prontos. Existe a necessidade da implantação de um processo de aprimoramento para os novos profissionais, preferencialmente com uma comissão técnica específica nessa categoria e com a maioria dos jogadores em formação revelados pelo próprio América. Antes, o Coelhão lucrava com os jogadores da base. Agora, gasta dinheiro no desenvolvimento de atletas da base de outras equipes.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Em confronto direto pelo G-4, América e Boa se enfrentam, às 19h30, no Independência. Além das capacidades técnica, tática e física, o time americano precisa demonstrar atitude vencedora, durante os 90 minutos, a fim de conquistar os três pontos. O desvio do foco nos confrontos anteriores também gerou a queda de rendimento. Quando os jogadores americanos colocaram a bola no chão e trocaram passes em profundidade, oportunidades foram criadas e aproveitadas. Mas quando a postura ofensiva foi abandonada, os oponentes equilibraram as partidas. Sem se descuidar da defesa, o Coelhão precisa buscar de forma obstinada a marcação de gols. Se marcar o primeiro e procurar o segundo, em vez de abandonar a agressividade e chamar o adversário para o jogo. Willians, Tchô e Ricardinho devem jogar próximos a Obina. Decatropeirão no Bar da Sandrinha

terça-feira, 11 de março de 2014

A torcida americana compareceu, incentivou na arquibancada, mas, dentro de campo, o América não correspondeu, no empate com o Villa Nova por 1 a 1. O Coelhão apresentou alguns lampejos no primeiro tempo, mas sem demonstrações de alto desempenho. Na segunda etapa, a qualidade técnica, que já era ruim, piorou. Nos dois tempos, houve falhas na criatividade do meio de campo e faltou eficiência nos complementos das jogadas dos laterais. Henrique manteve a improdutividade criativa e ofensiva. Tchô, isolado na armação, pouco criou. Elsinho e Gilson avançaram, mas foram ineficazes na precisão dos cruzamentos da linha de fundo. Obina, sem assistências para serem finalizadas, nada produziu. Embora ainda esteja ineficiente no último passe, Ricardinho foi o mais participativo ofensivamente. Destaque para a estreia do Diego, no profissional.
 

domingo, 9 de março de 2014

Em ritmo de decisão, o América enfrenta o Villa Nova, às 16h, no Independência. Apesar do desfalque de Leandro Guerreiro, Andrei e Willians, o Coelhão tem total capacidade de fazer prevalecer o mando de campo e, com a participação da torcida, conquistar mais três pontos a fim de buscar o G-4. Jogar com paciência para trocar passes e envolver o adversário. Oportunidade para Caballero, Marcelo e Diego mostrarem potencial. Tchô deve jogar ao lado de Kaio ou Elvis para dividirem a responsabilidade da ligação centralizada com tabelas e infiltrações na grande área. Elsinho e Gilson buscarem a linha de fundo com mais intensidade. Ricardinho, em processo de recuperação do ritmo de jogo, é opção de atacante pelos lados. Henrique precisa mostrar poder ofensivo. Obina aproveitar com eficiência as assistências. Descontração no Bar da Sandrinha.

sábado, 8 de março de 2014

No jogo de ida da Copa do Brasil Sub-17, o Coelhãozinho enfrenta o São Paulo, às 15h30, na Arena do Jacaré. A partida de volta está prevista para o próximo dia 12, no estádio das categorias de base do adversário, localizado no Centro de Formação de Atletas Lauro Natel, em Cotia. Provável time do técnico Ricardo Evaristo: Eric; Jadson, Moacir, Victor e Michel; Rodolfo, Wilson, Rodrigo, Ruan; Matheus Silva e Aurélio. Com as subidas de atletas do sub-15, comandado pelo Lucas Batista e as promoções para o sub-20, treinado pelo Milagres, um novo time juvenil começa a ser formado. Entre os que subiram para os juniores, Zé Marcos, artilheiro do campeonato juvenil de 2013, com 12 gols marcados, e Pabrício, que já foi convocado para a seleção brasileira, mas desperdiçou a oportunidade de ter participado da Copa São Paulo no início do ano.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Ao vencer o Guarani por 2 a 1, o América conquistou a segunda vitória seguida sob o comando do Moacir Júnior. Sem criatividade no meio de campo, o Coelhão teve pouco poder ofensivo, mas com paciência e persistência confirmou a reação americana no campeonato. Também faltaram as tradicionais jogadas pela linha de fundo para descompactar a defesa adversária. Elsinho avançou no primeiro tempo, mas com penetrações na diagonal. Gilson foi agressivo na segunda etapa. Aliás, a ofensividade aumentou por meio das triangulações entre o lateral-esquerdo e Ricardinho. Willians apareceu mais na marcação do que no ataque. Henrique manteve a improdutividade. Tchô demonstrou habilidade em alguns lances e na jogada do gol. Obina recebeu poucas assistências. Matheus, Renato Santos, Lula, Guerreiro e Andrei repetiram as eficientes atuações.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Apesar do Centro de Excelência de Formação de Atletas não ter sido implantado no Lanna Drumond, ainda assim, o objetivo das categorias de base, desde o sub-10 até o sub-20, deve ser o de qualificar o maior número possível de jogadores com potencial para ser aprimorado na equipe principal. Aliás, o processo de transição do sub-23 no profissional deve fazer parte da extensão da qualificação dos pratas da casa. Em 2014, foram promovidos para o sub-17 João Victor, Paulo Vicente, Pedro Henrique, Tales, Diego, Pedro Henrique, Hanry, Marcel, Gabriel, Charley, Luiz, Victor Emiliano, Marcos Junior, Makton, Pelipe, Victor Crispim, Matheus Pereira, Kennedy, Linconl, Jandir e Matheuzinho. Subiram para o Sub-20: Jory, Antierry, Mike, Pará, Elisson, Zé Ricardo, Euler, Paulo Victor, China, Lucas, Zé Marcos, Pabricio, Wellisson, Israel e Saulo.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Em busca do G-4, o América enfrenta o Guarani, às 16h, no Farião, em Divinópolis. Apesar da condição de visitante e do processo de formação do time durante a competição, o Coelhão precisa se impor sobre o adversário a fim de conquistar a primeira vitória fora de casa. Jogar com postura ofensiva, valorizar a posse de bola, criar e aproveitar as oportunidades. Renato Santos, Lula e Leandro Guerreiro deverão formar o trio mais defensivo. Elsinho, Gilson, Andrei, Tchô, Willians e Ricardinho são as opções de agressividade criativa. Elsinho e Gilson devem participar das triangulações pelos lados com Willians e Ricardinho. Além dos cruzamentos certeiros da linha de fundo, aumentar a amplitude para as infiltrações do Andrei e Tchô e o número de assistências para as finalizações do Obina. Caballero e Elvis são alternativas de mudanças.

terça-feira, 4 de março de 2014

O Coelhão demonstrou sintomas de evolução na vitória sobre o Nacional por 2 a 1. Teve mais posse de bola, dominou o adversário, criou e desperdiçou várias oportunidades. Destaque para Willians, que, além de ter colaborado na marcação, também participou ofensivamente por meio de finalizações e assistências para Tchô e Obina. Elsinho apareceu pelas jogadas ofensivas, no primeiro tempo, mas poderia ter buscado mais vezes a linha de fundo, em vez de infiltrar na diagonal. Renato Santos e Lula mantiveram a segurança defensiva. Leandro Guerreiro e Andrei formaram uma consistente dupla de volantes. Tchô mostrou habilidade em alguns lances e Obina repetiu a eficiência de artilheiro definidor. Gilson e Henrique poderiam ter sido mais agressivos. Caballero, Ricardinho e Kaio mostraram que as possibilidades de substituições estão aumentando.

segunda-feira, 3 de março de 2014

América 2 x 1 Nacional

AMÉRICA
Matheus;
Elsinho, Renato Santos, Lula e Gilson;
Leandro Guerreiro (Caballero), Andrei, Tchô (Kaio) e Henrique (Ricardinho);
Willians e Obina.
Técnico: Moacir Júnior.

Nacional
João Carlos;
Leandrinho, Xandão, Rafael Silva, Bade;
Marcão, Leo Medeiros, Iuri Oliveira (Luisão) e Lucas Patinho (Alexandre);
Danilo Santos e  Jonatan (Janio).
Técnico: Marcelo Ribeiro Cabo

Gols: Tchô e Obina


Matheus: Falhou no gol sofrido, mas fez boas defesas em chutes de longa distância.

Elsinho: Apareceu mais no primeiro tempo com jogadas ofensivas.

Renato Santos: Bom no posicionamento.

Lula: Seguro e eficiente.

Gilson: Errou lançamentos e pouco avançou.

Leandro Guerreiro: Desarmou e apareceu na troca de passes

Andrei: Mais recuado aumentou a eficiência.

Tchô: Marcou o gol, perdeu três chances, mostrou habilidade em alguns lances.

Willians: Muita movimentação, desarmou, finalizou e fez assistências.

Henrique: Pouco produziu ofensivamente.

Obina: Finalizou e marcou gol.

Caballero: Não teve trabalho.

Ricardinho: Boa movimentação e lampejos de conhecimento.

Kaio: Participou de algumas trocaas de passes.

domingo, 2 de março de 2014

O goleiro Darley e o lateral-direito Cleiton, que estavam no Tombense, foram contratados para o restante do Mineiro. Com aproximação da Série B, o número de apostas precisa diminuir. O perfil dos novos contratados deve ser de jogadores mais experientes, qualificados e com capacidade física para suportar disputas de alto desempenho. Os pratas da casa de outros clubes também não estão prontos. São atletas Sub-23, que precisam de um período de aprimoramento e orientação na equipe principal. Apostar nos nossos juniores, além do custo ser menor, poderá ser lucrativo por meio de futura venda. Independentemente da rotatividade de treinadores, diretores e até presidentes, o América deve criar um manual de instruções para os técnicos de todas as categorias, a fim de definir um checklist com o objetivo de padronizar o talento em formação.

sábado, 1 de março de 2014

Em busca da segunda vitória na competição, o Coelhão enfrenta o Nacional, às 16h, no Independência. Júnior Lemos, destaque do adversário, não vai jogar devido ao contrato de empréstimo. O setor defensivo do time americano ficou mais consistente. Matheus, Elsinho, Renato Santos, Lula e Gilson, com as participações do Leandro Guerreiro e Andrei. Kaio e Tchô devem formar a dupla de meias de ligação, com a função de tabelar, penetrar dentro da área, finalizar e fazer assistências. Willians, além de jogar aberto pelos lados, precisa maximizar o acerto nos passes e nas finalizações. Obina é o centroavante definidor. Ricardinho, a opção de substituição. Betinho e Henrique ainda não convenceram. Henrique não melhorou a articulação nem aumentou a força ofensiva, por meio de contra-ataques e finalizações. Descontração no bar da Sandrinha.