sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Lucas Silva foi um dos poucos destaques na estreia contra o Tupi. O jogador de 20 anos, revelado pelo Atlético de Sorocaba, demonstrou potencial para ser trabalhado. Atacante de velocidade, sem medo de partir pra cima da defesa adversária e chamar a torcida pra jogar junto. Apesar da oscilação natural no processo de evolução do jovem atleta em formação, Lucas Silva merece mais oportunidades de titularidade a fim de formar dupla ofensiva com Obina. Com a sequência de jogos, deve potencializar a qualidade nos passes e nas finalizações. Henrique e Wéverton são outras opções de atacantes pelos lados, embora Wéverton tenha mais característica de centroavante. Caio Dantas e Rubens são as alternativas de dianteiros centralizados. Matheus Silva foi emprestado ao Ipatinga. Novos reforços serão necessários para compor o setor ofensivo na Série B.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A contratação de Artur, de 29 anos, vai evitar a improvisação na lateral direita. Silas mudou todo o esquema treinado na pré-temporada ao improvisar Leandro Guerreiro, devido à contusão de Elsinho. Aliás, muitos torcedores americanos consideram que Guerreiro poderá ser mais eficiente na função de zagueiro do que de volante. Optaria pela escalação do experiente jogador na posição de origem. O tradicional camisa 5, mesma característica de Caballero e Diego, deve ser o suporte para as subidas dos segundos volantes, Andrei ou Marcelo Rosa. No setor defensivo, Marcelo, lateral-direito dos juniores, foi integrado à equipe profissional. Ainda assim, existe a necessidade de um zagueiro mais rodado a fim de disputar a posição com Lucena. Caravana da Avacoelhada para Tombos: saída da praça da Estação, sábado, às 8h. Contatos com Saraiva: (31) 8857-5576.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Jogadores revelados na base americana disputam o Campeonato Mineiro e o Gaúcho. No Tupi, Jordan, Elivelton, Miguel, Núbio Flávio e Da Silva. Aliás, Miguel foi o autor do gol contra o América, no empate por 1 a 1. Glauco está no Ipatinga, Otávio no Boa, Júnior Lemos no Nacional e Léo no Villa Nova. Jean Pierre, Luis Felipe, Ygor, Ulisses e Assis estão no Esportivo, de Bento Gonçalves, treinado por Emerson Ávila, especialista em trabalhar com atletas em formação. Douglas joga pelo Novo Hamburgo. Além de revelar, o Coelhão também precisa criar no departamento profissional estrutura, a fim de adaptar, desenvolver e potencializar a qualidade técnica dos juniores promovidos. Outros clubes perceberam a necessidade de comissões técnicas com dedicação exclusiva na preparação de equipes sub-23. Caravana da Avacoelhada, com Saraiva: (31) 8857-5576.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

No empate com o Tupi, por 1 a 1, gol de Obina, o América jogou sem especialistas em determinadas posições e funções: lateral-direito para fazer a ultrapassagem e triangulação pelo lado; volante de contenção na cobertura dos laterais e proteção aos zagueiros; meia de ligação com característica ofensiva para dividir a responsabilidade da criação com Pinga; atacante de velocidade para formar dupla com Obina. Pouquíssimas oportunidades foram criadas. Leandro Guerreiro demonstrou que pode ser o camisa 5. Marcelo Rosa e Andrei devem disputar a posição de segundo volante. Willians tem perfil tático defensivo, enquanto Wéverton, de centroavante. Destaque para a impetuosidade de Lucas Silva, que partiu pra cima avacoelhando geral. Pinga, Elvis e Kaio são opções de meias criativos. Caravana para Tombos: R$ 100. Tratar com Saraiva: (31) 8857-5576.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

América 1 x 1 Tupi

América:

Matheus;
Leandro Guerreiro, Lula, César Lucena e Gilson;
Marcelo Rosa, Andrei, André Pinga (Elvis), Willians (Henrique);
Wéverton (Lucas Silva) e Obina.

Técnico: Silas

Tupi:
Gonçalves;
Henrique, Helder (Nilo), Elivelton (Thiago) e Fabrício;
Felipe, Maguinho, Núbio e Sidnei;
Da Silva e Miguel (Fábio Tenório).

Técnico: Wilson Gottardo

Independência

Público: 2.359

Renda: R$ 18.395,00

Árbitro: Émerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Pablo Almeida Costa e Wesley Moreira de Carvalho

Cartões Amarelos: César Lucena, Wéverton, Lucas Silva (América); Maguinho, Miguel, Hélder, Gonçalves, Thiago (Tupi)
Cartão Vermelho: Henrique (Tupi)

Gols: Obina, aos 7 minutos do 2° tempo (América); Miguel, aos 19 minutos do 1° tempo (Tupi)


No primeiro tempo, o América jogou desfalcado de quatro jogadores.

- Lateral-direito, volante de contenção, meia-atacante para dividir com Pinga a responsabilidade da armação e atacacante de velocidade ao lado do Obina.

Pouquíssimas oportunidades foram criadas.

Gol sofrido em falha coletiva: Leandro Guerreiro na marcação, ausência do volante de contenção e antecipação do César Lucena.

Gol marcado pelo Miguel, que não teve oportunidade no júnior do América.

No segundo tempo, o time americano ficou mais agudo depois da entrada do Lucas Silva. Aumentou a velocidade das jogadas, ainda assim, continuou a criar pouco.

Elvis fez uma assistência para Obina, em impedimento, e quase deu um chapéu em jogada de habilidade, que ficaria na cara do gol, mas foi  impedida pela mão do adversário.  

Destaque para a mudança tática durante a partida. No segundo tempo, jogou alguns minutos com três zagueiros, Willians de ala pela direita.

Destaque negativo para Bernardo. Jogador da posição perdeu a vaga para Leandro Guerreiro improvisado.

Matheus: Teve mais trabalho nas jogadas que saiu do gol para combater o adversário.

Leandro Silva: Sabe jogar bola, mas na posição de volante.

César Lucena: Falhou na antecipação do gol sofrido. Embora seja o zagueiro experiente da zaga não transmitiu segurança e teve falhas de iniciante.

Lula: Falhou individualmente ao tentar dominar uma bola, mas tem potencial.

Gilson: Discreto. Poucas vezes procurou a linha de fundo. A tabela com Wéverton não saiu. Levou algumas bolas nas costas.

Andrei e Marcelo Rosa: Dois segundos volantes que tentaram sair para o jogo, porém deixaram buracos na cabeça da área. Optaria só por um deles nos próximos jogos.

Willians: Voluntarioso, importante taticamente em termos defensivos, mas sem perfil de meia-atacante.

Pinga: Deveria jogar ao lado de outro meia mais ofensivo para dividir a responsabilidade da armação.

Wéverton: Tem mais perfil de atacante centralizado.

Obina: A bola vai precisar chegar para ser finalizada com precisão.

Lucas Silva: Impetuoso. Tem velocidade e parte pra cima. Com o tempo vai potencializar o acerto no último passe.


Elvis: Habilidoso meia-atacante. Opção para jogar ao lado do Pinga, Kaio e talvez Betinho. A dupla de meias ofensivos deve sair desses quatro.

domingo, 26 de janeiro de 2014

América e Tupi se enfrentam, às 19h30, no Independência. Na primeira rodada do Mineiro, certezas de várias dúvidas. O lateral-direito americano deve ser improvisado devido à contusão do Elsinho e o não aproveitamento do Bernardo. Vale lembrar que o lateral é o atleta apelidado de “pulmão” do time. Geralmente, o jogador que percorre as maiores distâncias dentro de campo, em média 12 km por partida. Além de defender, precisa buscar a linha de fundo por meio de cruzamentos precisos. Anderson e Lula deveriam jogar juntos mais vezes a fim de evoluírem no aprimoramento para disputarem a Série B. Em relação aos volantes, Marcelo Rosa vai ter a oportunidade de demonstrar potencial. A melhor dupla de meias-atacantes e o atacante para jogar ao lado do Obina só serão definidos com as sequencias de jogos. Descontração no Bar da Sandrinha.

sábado, 25 de janeiro de 2014

A lateral direita da equipe americana continua problemática. Leandro Silva, atleta vigoroso, que além de defender também fazia a ultrapassagem ofensiva com bastante intensidade, não permaneceu. Elsinho renovou contrato, embora tenha demonstrado ser lateral de cruzamentos da intermediária, em vez de buscar a linha de fundo. Bernardo, que não foi aproveitado em 2013, foi reintegrado. Elsinho deve ficar afastado por cerca de três meses, devido a uma contusão sofrida durante a pré-temporada. Portanto, a situação do Bernardo precisa ser definida. O Campeonato Mineiro é o momento ideal para o jogador demonstrar capacidade de permanecer no elenco em 2014. Se Bernardo não for utilizado no regional, certamente não será utilizado na Série B. Bruno, caso esteja recuperado, e Marcelo deveriam ser promovidos. Willians é opção de improvisação.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

No jogo-treino contra o Águia, houve esboços dos times considerados titular e reserva pelo Silas. Elsinho, Vitor Hugo e Heitor estão machucados. Carlos Renato, Luis Felipe, Kaio, Diogo Dolem e Caio Dantas não participaram das escalações iniciais. Diego, improvisado na lateral, substituiu Elsinho. Bernardo permaneceu entre os reservas. Leandro Guerreiro também jogou improvisado na zaga reserva. O setor defensivo demonstrou a necessidade de novas contratações ou promoções dos juniores para evitar a continuação das improvisações nas respectivas posições. Willians e Pinga foram os meias-atacantes. Nesta formação, provavelmente Pinga vai ficar bastante isolado na criação, porque Willians se destaca mais na marcação do que armação. Wéverton e Obina formaram a dupla ofensiva. Wéverton terá a missão de ser o atacante veloz pelos lados.